Documento encontrado na casa de Torres seria última versão da ‘minuta do golpe’, diz PF

Polícia Federal sustenta que documento encontrado na residência de Anderson Torres era a versão final de um plano para instaurar estado de defesa na sede do TSE

O Liberal
fonte

Investigadores da Polícia Federal (PF) acreditam que um documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, em janeiro do ano passado, era a versão final de uma série de minutas golpistas debatidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. O texto era um esboço de um decreto que visava instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o propósito de reverter o resultado da eleição ganha pelo presidente Lula (PT), de acordo com os investigadores.

Torres, que havia sido recentemente exonerado do cargo de secretário da Segurança do Distrito Federal devido a falhas de planejamento, foi alvo de uma busca e apreensão como parte da investigação da PF que buscava esclarecer sua ligação com os ataques aos três Poderes.

VEJA MAIS

image Bolsonaro nega ter recebido minuta de golpe de ex-assessor preso pela Polícia Federal
Ex-presidente afirma que 'nunca assinei nada relacionado a isso; até porque ninguém dá ‘golpe’ com papel'

image Anderson Torres diz que minuta do golpe é ‘folclórica’ e ‘lixo’
Ex-ministro é ouvido pelo TSE em ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

A PF suspeitava que a minuta encontrada na casa de Torres poderia ser uma versão das outras que foram discutidas por Bolsonaro com comandantes militares e aliados. Esta avaliação foi reforçada após os depoimentos do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e do brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica.

O general Freire Gomes afirmou à PF que a minuta golpista encontrada na casa de Torres era a mesma que foi apresentada por Bolsonaro aos chefes das Forças Armadas em uma reunião em dezembro de 2022. "Que ressalta que deixou evidenciado a Bolsonaro e ao ministro da Defesa [general Paulo Sérgio Nogueira] que o Exército não aceitaria qualquer ato de ruptura institucional", registra o termo de depoimento do general.

Depoimentos reforçam papel de Torres

Por sua vez, o brigadeiro Baptista Júnior reforçou o papel de Torres no processo, afirmando à PF que o ex-ministro tinha a função de fornecer embasamento jurídico ao teor do decreto durante uma reunião com chefes militares onde foi debatida a minuta golpista.

image Em depoimento à PF, Torres diz que empregada colocou 'minuta do golpe' em estante
O ex-secretário de Segurança do DF afirmou que desconhece autor do documento e que o considera descartável

O texto apreendido com Torres, de três páginas, propunha a instauração de estado de defesa na sede do TSE com o "objetivo de garantir a preservação ou o pronto restabelecimento da lisura e correção do processo eleitoral presidencial do ano de 2022". 

Bolsonaro teria liderado o processo

Segundo os depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid e dos ex-chefes militares, houve ao menos três reuniões onde foram discutidas diferentes versões das minutas golpistas. A PF acredita que Bolsonaro liderou o processo e solicitou modificações nos textos.

image Localização de celulares atestam encontro de Bolsonaro com Forças Armadas, aponta relatório da PF
Evidências de localização e registros de entrada confirmam reunião, de acordo com relatório enviado ao Supremo

Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, o ex-presidente poderá enfrentar uma pena de até 23 anos de prisão e ficar inelegível por mais de 30 anos. Bolsonaro ainda não foi indiciado por esses delitos, mas as suspeitas levaram a PF a deflagrar uma operação que alvejou seus aliados em fevereiro. 

Por enquanto, espera-se a conclusão da investigação da PF, a análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), e a decisão do STF se Bolsonaro se tornará réu para ser julgado pelo plenário. Uma eventual prisão dele ocorreria apenas após essa última etapa, caso seja condenado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA