Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

PESQUISAR

Belém recebe a exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci”

Peças confeccionadas em madeira, bronze e corda reproduzem a genialidade do italiano

Paloma Lobato

A capital paraense é a primeira cidade do norte do país a abrigar a exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” que apresenta aspectos da produção intelectual de um dos artistas mais completos da história da humanidade.

São 29 peças que reproduzem esculturas e projetos originados em anotações do gênio italiano que estão abertas à visitação do público no Lounge do 2º piso do Castanheira Shopping até o dia 25 de setembro, das 10h às 22h.

As peças oferecem ao público a oportunidade de ter um olhar mais detalhado sobre como funcionava o raciocínio de Da Vinci, cujas ideias contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento em áreas como engenharia, arquitetura, anatomia, astronomia e matemática, além da pintura que consagrou obras como ‘Monalisa’, ‘Anunciação’ e ‘A Última Ceia’.

Apesar de as peças serem mais relacionadas às invenções, a dona do sorriso mais enigmático do mundo não está fora da exposição e é relembrada em painel interativo, assim como o ‘Homem Vetruviano’ que representa o ideal clássico da estética com a perfeita integração de formas e proporções.

A mostra conta com 29 peças e provoca uma reflexão sobre a fusão da arte com a ciência (André Oliveira / O Liberal)

Os objetos da mostra foram confeccionados em madeira, bronze, juta e cordas conforme os modelos propostos por Leonardo e se referem a temas como voo, navegação, guerra, mecânica e hidráulica. Entre eles está a ‘bicicleta voadora’ descrita no seu Código Atlântico se refere a uma inovação imaginada séculos antes de o veículo de duas rodas conhecido atualmente ter sido criado.

Com as peças, é possível perceber a fascinação que Leonardo tinha pelo que veio se tornar a aviação. O ornitóptero é outro protótipo que dá a dimensão dos pensamentos do renascentista. Trata-se de um planador inspirado na lenda de Ícaro, da mitologia grega. Da mesma forma, o parafuso helicoidal aéreo foi um objeto com pá em espiral desenhado em 1493, que pode ter inspirado os helicópteros ou ainda o mecanismo dos drones.

Ideias de Leonardo inspiraram o avanço do conhecimento aéreo (André Oliveira / O Liberal)

Localização estratégica

A exposição está atraindo visitantes de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal, que junto à capital paraense, integram a região metropolitana de Belém. O motivo é a localização estratégica do Castanheira Shopping, na BR-316, e por isso se torna um fomentador de programações culturais como essa.

“Para o Castanheira Shopping, é motivo de muito orgulho promover a exposição do gênio renascentista Leonardo Da Vinci. Esperamos compartilhar conhecimentos e cocriar novos saberes com os paraenses, sobre as memórias e a trajetória deste inventor, artista e cientista”, destaca o executivo do Grupo Líder, João Augusto Rodrigues.

Serviço

A exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci”
Local: Lounge do 2º piso do Castanheira Shopping
Data: até o dia 25 de setembro
Horário: visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h

Escolas interessadas em mergulhar no universo de Da Vinci podem agendar visitas à exposição pelo whatsapp (91) 98912-1639.

Shopping Castanheira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!