Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Rua da Pratinha não possui saneamento e ponte seria irregular, afirmam denúncias

A reportagem ouviu moradores denunciaram que a Rua 13 de Junho está quase intrafegável porque é coberta de terra e pedras

O Liberal

Na rua 13 de Junho, no bairro da Pratinha 2, em Belém, a falta de manutenção da via é uma reclamação constante de moradores. Eles também denunciam que a estrutura da ponte que passa pelo Canal Mata Fome se encontra em condição irregular, porque está em forma oblíqua e sem degrau suficiente.

"Esse problema tem anos e anos. Pode passar o tempo que for, nada é resolvido. Quando chove, alaga tudo, e tem gente que fica no fundo com esses alagamentos. É rato, é cobra. Animais perigosos aparecem. Construíram essa ponte, mas ela já está toda torta. Foi um serviço feito muito rápido e, depois, foram embora, como se o problema já estivesse resolvido", conta uma moradora que não se identificou.

VEJA MAIS:

image Mato e entulho degradam a rua do canal São Joaquim, no Barreiro
De acordo com as denúncias, o descaso é antigo e gera vergonha

image Moradores do bairro da Condor reclamam de tubos de concreto que estão sendo jogados no canal
Além disso, o local está com mato alto, que também incomoda quem mora próximo ao local

image Moradores denunciam que lixo retirado do Canal do Galo, no Telégrafo, foi deixado em via pública
Os resíduos foram deixados há um mês na via e não há previsão de quando serão recolhidos, segundo relatos

Além disso, a rua 13 de Junho não possui pavimentação asfáltica, conforme reclamaram moradores. Eles ressaltam que ela é coberta de terra e pedra. E que isso dificulta a mobilidade. Tem morador que precisa comprar ou pedir piçarras para realizar a manutenção e criação de calçadas. A própria comunidade precisa realizar a manutenção da frente das casas, segundo as denúncias.

"Eu gasto com aterro em torno de R$ 300 reais. Ainda temos que pagar para alguns trabalhadores trazerem o aterro. E para que realizem os procedimentos de aterramento. A comunidade está abandonada, os órgãos públicos prometem, mas não fazem nada", desabafa a moradora. 

Em nota divulgada na quinta-feira (20), a Prefeitura de Belém informou que a rua 13 de Junho faz parte de um grupo de vias que necessitam de obras estruturantes e serviços asfálticos. O órgão também comunicou que tem trabalhado na busca de recursos para realizá-las. "Ao mesmo tempo, há um projeto macro previsto para a área do Canal Mata Fome, onde a rua 13 de Junho está inserida, que vai mudar a vida das pessoas que moram no entorno do Canal Mata Fome", informa a nota.

A Prefeitura acrescentou que a execução da Macrodrenagem do Mata Fome tem como principais objetivos a renaturalização e integração com a mobilidade urbana, como, por exemplo, a construção de uma ciclovia que faça a interligação das ciclovias das avenidas Augusto Montenegro e Arthur Bernardes.

Além da macrodrenagem do canal, a Prefeitura disse que estão previstas obras de mobilidade urbana; recuperação da mata ciliar, importante para evitar a erosão do leito do igarapé; a preservação das mais de 15 nascentes d’água existentes na área; a integração viária com ciclofaixa e a capacitação de moradores, visando a trabalho e renda.

"O Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), banco de fomento que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, vai financiar U$$ 60 milhões de dólares para a execução da obra", detalha a nota.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS