Transparência Internacional reage à investigação autorizada pelo STF: 'Não seremos intimidados'

ONG nega tenha recebido dinheiro para criar uma fundação privada

O Liberal
fonte

A Transparência Internacional, sediada em Berlim, emitiu nesta terça-feira (6) uma segunda nota em resposta à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de abrir uma investigação contra a organização. Desta vez, a carta foi assinada pelo presidente da entidade, François Valérian.

Valérian afirmou na nota que a ONG não se sente intimidada pela investigação que apura suposto recebimento indevido de recursos públicos. “Não seremos intimidados e o nosso compromisso de nos manifestarmos contra a corrupção permanece firme”, disse.

VEJA MAIS

image Ministro Dias Toffoli manda investigar ONG Transparência Internacional
Objetivo é saber se entidade recebeu e administrou parte dos valores obtidos com multas pagas em acordos firmados pela Operação Lava Jato. ONG nega

image Transparência Internacional nega ter recebido ou gerenciado recursos de acordos da Lava Jato
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou, nesta segunda, que seja investigada eventual apropriação de recursos públicos pela organização

O presidente da ONG negou as alegações de que a Transparência Internacional tenha recebido dinheiro para criar uma fundação privada, destinada a receber recursos derivados do pagamento de multas.

Toffoli autorizou a investigação contra a Transparência Internacional na segunda-feira (5). Ele questionou a criação de uma fundação privada para administrar recursos provenientes de multas pagas às autoridades brasileiras.

Em dezembro de 2023, Toffoli suspendeu provisoriamente o pagamento de uma multa de R$ 10,3 bilhões referente a um acordo de leniência firmado pela J&F com o Ministério Público em 2017, estendendo o benefício à Novonor, antiga Odebrecht.

Transparência Internacional alega que a J&F praticou "assédio judicial"

A decisão do ministro foi alvo de críticas da Transparência Internacional, que alegou que a J&F praticou "assédio judicial" no recurso analisado por Toffoli.

Além disso, o governo do presidente Lula também criticou a Transparência Internacional. A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou que a organização tem uma "longa trajetória de desinformação" e que seu relatório sobre o governo Lula "ultrapassou os limites".

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, compartilhou uma publicação do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, questionando a metodologia do ranking do Índice de Percepção da Corrupção (IPC).

O IPC avalia a percepção de especialistas e empresários sobre a integridade do setor público em 180 países. Quanto maior a nota, melhor é a percepção de integridade. No entanto, críticos apontam a necessidade de uma avaliação rigorosa sobre os resultados das investigações de corrupção em cada país para conferir credibilidade ao levantamento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA