Rosa Weber se despede e ministro Barroso assume presidência do STF nesta semana

Futuro presidente da mais alta Corte judiciária do país deve focar em pautas econômicas

O Liberal
fonte

O ministro Luís Roberto Barroso assume, da próxima quinta-feira (28) a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição à Rosa Weber que completará 75 anos em 2 de outubro e terá que se aposentar compulsoriamente. 

A expectativa é de que, com Barroso, a nova gestão da mais alta corte judiciária do país priorize pautas econômicas. Em agosto, o futuro presidente do STF contratou o economista-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Guilherme Resende. Além disso, ele deve trazer de volta para a direção-geral do Supremo o advogado Eduardo Toledo e pretende nomear sua assessora Aline Osório para a secretaria-geral da Presidência.

VEJA MAIS

image Descriminalização do aborto no STF: saiba o que pode mudar na regra sobre gestação até a 12ª semana
Na madrugada desta sexta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a ação que tenta descriminalizar o aborto feito por mulheres com até 12 semanas de gestação. A votação foi suspensa por um pedido do ministro Luís Roberto Barroso, e a análise será feita de forma presencial.

image STF: votação virtual sobre descriminalização do aborto é suspensa e será levada ao plenário
Caso começou a ser analisado pelos ministros pelo plenário virtual, mas Luiz Roberto Barroso pediu destaque e o processo segue para votação de forma presencial

Barroso é relator de ações que tratam sobre a correção do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e o pagamento do piso da enfermagem. Como presidente, ele pode abrir mão dos processos para cuidar de afazeres institucionais, mas fica responsável em pautar as ações que serão discutidas no plenário da Corte. 

No caso da correção do FGTS, o julgamento foi suspenso em abril deste ano por um pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro Nunes Marques, que tem até outubro para devolver o processo. Barroso já elaborou a tese de que a correção deve, no mínimo, corresponder à da Caderneta de Poupança. O ministro André Mendonça acompanhou esse entendimento. 

image Zanin e Barroso votam contra marco temporal em retomada de julgamento no STF; acompanhe
Placar estava 2 a 2 quando o julgamento foi retomado, mas agora está 4 a 2 contra o marco temporal

image Luís Roberto Barroso é eleito presidente do STF e assume em setembro
Eleito é o ministro mais antigo que ainda não tenha exercido a presidência do tribunal

A Corte ainda deve julgar o mérito da ação que trata sobre o piso da enfermagem. Os ministros restabeleceram o pagamento do piso e possibilitaram a negociação prévia entre funcionários e empregadores do setor privado, em decisão tomada no mês de junho.

Também devem ser levados a julgamento durante a gestão de Luís Roberto Barroso as ações que tratam sobre a descriminalização do aborto e descriminalização do porte de drogas. No caso do aborto, o julgamento entrou no plenário virtual na última sexta-feira (22) e ficou ativo por minutos antes de ser suspenso pelo próprio Barroso, que pediu destaque para levar o caso ao plenário físico da Corte.

image Pedido de impeachment contra ministro Barroso será apresentado nesta quarta-feira
Durante um evento da UNE, ministro do STF causou polêmica ao afirmar ter derrotado do 'bolsonarismo'

image Barroso: 'Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente Bolsonaro'
Ministro afirma que não pretendia 'ofender os 58 milhões de eleitores' de jair Bolsonaro

A análise que trata sobre a descriminalização do porte de drogas também está suspensa por um pedido de vista de André Mendonça e terá até o próximo ano para ser liberado. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA