CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Reunião em Belém: ministros da Cultura aprovam campanha 'Mercosul Sem Racismo'

A iniciativa é para promoção de oportunidades para superar as desigualdades ético-raciais nos países membros e associados ao Mercosul

Elisa Vaz
fonte

Durante a 55ª reunião de Ministros de Cultura do Mercosul, realizada em Belém, na manhã desta quinta-feira (9), os chefes de Cultura dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia, Uruguai e Equador aprovaram a campanha “Mercosul Sem Racismo”.

A iniciativa é para promoção de oportunidade para superar as desigualdades ético-raciais nos países membros e associados ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). A reunião foi promovida no Palácio do Governo do Pará pelo Ministério da Cultura (MinC) do Brasil, no exercício da presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural.

VEJA MAIS:

image Belém preside 55ª reunião de Ministros de Cultura do Mercosul; saiba quem vai participar
O evento é promovido pelo MinC para discutir contribuições das políticas públicas para o fortalecimento da democracia entre os países

image Evento do Ministério da Cultura em Belém deve movimentar até US$ 20 milhões
Número é uma estimativa da Pasta para os resultados da programação nos próximos doze meses

Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a campanha, que foi um assunto trazido na última reunião do grupo, na Argentina, foi recebida com “muito êxito”.

“Todos os países do Mercosul agora podem aprofundar suas campanhas. Aqui no Brasil, nós também já fazemos isso dentro das ações do Ministério da Cultura, porque também é uma pauta que o presidente Lula tem trazido e é uma necessidade que existe no nosso país, dessa correção. O racismo não inclui somente a questão de cor de pele, são várias ações. Nosso país tem essa missão e vamos agora continuar implementando nossas campanhas”, ressalta.

image Produtores culturais e artistas questionam a ausência de nortistas no Ministério da Cultura
Pasta anunciou os nomes dos sete secretários e presidentes das três fundações nesta semana. Nenhum deles é nortista.

image Ministra da Cultura Margareth Menezes participa de Fórum Internacional em Belém
O evento antecede a Cúpula da Amazônia com o intuito de debater a sustentabilidade nessa região

Reunião

Além da ministra Margareth Menezes, participam presencialmente o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer; a secretária-executiva da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz; a vice-ministra dos Patrimônios, das Memórias e de Governança Cultural da Colômbia, Adriana Molano; o diretor do Escritório de Cooperação Internacional do Peru, Wilyam Abelardo Lúcar Aliaga; e o representante da Embaixada do Chile no Brasil, Alejandro Guzmán.

Já de forma virtual, participam a ministra de Culturas, Descolonização e Despatriarcalização da Bolívia, Sabina Orellana Cruz; a diretora Nacional de Cultura do Uruguai, Mariana Wainstein; e a ministra de Cultura e Patrimônio do Equador, Maria Elena Machuca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA