Luís Roberto Barroso diz em Davos que o Brasil corre risco de perder a soberania da Amazônia

Presidente do STF destaca que a região amazônica tornou-se relevante no tráfico internacional de drogas, com municípios situados em rotas usadas pelos traficantes

O Liberal
fonte

Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial de 2024 em Davos, Suíça, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, mostrou-se preocupado com a possibilidade de o Brasil perder a soberania da Amazônia para o crime organizado. Em seu discurso, Barroso destacou que a região amazônica tornou-se relevante no tráfico internacional de drogas, com municípios situados em rotas usadas pelos traficantes.

Barroso alertou para o risco iminente, afirmando que a soberania amazônica não está ameaçada por outros países, mas, sim, pelo crime. Ele ressaltou que a Amazônia enfrenta diversos deles, como os ambientais (desmatamento, queimadas, extração e comércio ilegal de madeira, mineração ilegal e grilagem de terras). Uma preocupação adicional mencionada foi a influência desses crimes no ambiente político, com madeireiros, garimpeiros e grileiros se envolvendo na política.

VEJA MAIS

image Helder diz em Davos que a Amazônia é a solução na discussão da agenda climática
Governador afirma a COP 30, que será realizada em Belém, será uma oportunidade para deixar um legado para a sociedade

image Parlamentares paraenses divergem sobre escolha de Lewandowski
Ministro aposentado do STF assumirá lugar de Flávio Dino, que deixa a pasta para ocupar uma vaga no Supremo.

O presidente do STF falou que entre os problemas enfretados pela Amazônia está a exploração mineral, destacando que é um tema controverso que requer uma análise equilibrada. Ele salientou que, no quadro constitucional e legislativo atual, a exploração mineral em terras indígenas é terminantemente vedada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA