Luís Roberto Barroso assume a Presidência do STF em substituição à Rosa Weber

Ministro entrou no Supremo em 2013, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff

O Liberal
fonte

O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse nesta quinta-feira (28) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), assumindo um mandato de dois anos que se estenderá até outubro de 2025.

A cerimônia, seguindo o protocolo tradicional, incluiu a assinatura do termo de posse por Barroso e seu juramento à Constituição: "Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com a Constituição e as leis da República", declarou o novo presidente do STF.

VEJA MAIS

image Perto de assumir presidência do STF, Barroso defende remuneração do jornalismo pelas big techs
Ministro Luis Roberto Barroso observou que as plataformas digitais não produzem conteúdo, apenas veiculam o conteúdo que é produzido pela imprensa tradicional

image Rosa Weber se despede e ministro Barroso assume presidência do STF nesta semana
Futuro presidente da mais alta Corte judiciária do país deve focar em pautas econômicas

image Parlamentares da oposição entram com pedido de impeachment contra ministro Barroso: 'não dá mais'
Medida foi tomada após o ministro do STF afirmar durante um evento da UNE ter derrotado o "bolsonarismo'

O evento prosseguiu com discursos de representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seguidos pelo pronunciamento de Barroso.

A cerimônia teve a participação da cantora Maria Bethânia, convidada para entoar o Hino Nacional. Além disso, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos líderes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Quem é Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso ingressou no Supremo em 2013, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro de 2012 ao atingir a idade de 70 anos.

Nascido em Vassouras (RJ), Barroso é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de sua nomeação ao STF, ele atuou como advogado privado e defendeu diversas causas perante a Corte, incluindo questões relacionadas à interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA