CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lewandowski diz que foi surpreendido com relatórios de falhas em presídio federal

Ministro descobriu através da imprensa sobre falhas no presídio Mossoró (RN) e prometeu investigação e reforço na segurança.

O Liberal
fonte

Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, revelou neste domingo (18) que ficou ciente dos relatórios que apontavam falhas na segurança do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, apenas através de notícias veiculadas pela imprensa. Dois presos fugiram da penitenciária e ainda não foram localizados.

Durante uma coletiva, Lewandowski assegurou que a qualidade dos relatórios será avaliada, assim como as medidas tomadas para resolver os problemas identificados. Ele delegou a André Garcia, secretário de Políticas Penais, a responsabilidade de conduzir a sindicância instaurada.

VEJA MAIS

image Fuga de presos em Mossoró é 'problema localizado', diz ministro Lewandowski
Declaração foi dada na manhã deste domingo (18), após chegada do ministro à cidade potiguar. Já são cinco dias de buscas da fuga inédita em um presídio de segurança máxima no país.

image Lula afirma sobre fuga em presídio: “Parece que teve a conivência de alguém”
O presidente deu a declaração em coletiva de imprensa realizada em Adis Abeba, capital da Etiópia

O ministro ainda confirmou que os dois fugitivos da penitenciária federal de Mossoró utilizaram uma barra de ferro da própria cela para criar uma abertura na luminária e escapar. Ele atribuiu a falha estrutural à antiguidade dos presídios, que foram construídos em 2006.

Fuga inédita

Esta é a primeira vez que uma fuga ocorre em presídios federais desde a implementação do sistema em 2006, colocando em alerta a gestão de Lewandowski, que assumiu o cargo há apenas 13 dias. A fuga causou tumulto no governo e medo na população local.

image Fugitivos de Mossoró usaram barra de ferro da própria estrutura da cela, aponta investigação
Eles teriam usado a barra, de cerca de 50 centímetros, descascando parte já comprometida da cela

Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, também conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, referido como Deisinho. Ambos são ligados ao Comando Vermelho e estavam cumprindo penas de 74 e 81 anos, respectivamente.

Investigação em andamento

A fuga dos detentos, que ocorreu na noite de terça (13) para quarta-feira (14), foi detectada apenas na manhã de quarta-feira, quando as buscas foram iniciadas. Os criminosos chegaram a invadir uma casa, fazer um casal de reféns e passaram cerca de quatro horas no local antes de partirem.

image Detentos fizeram buraco em cela para fugirem de presídio em Mossoró
Ambos os presos têm conexões com o Comando Vermelho, uma facção liderada por Fernandinho Beira-Mar, que também cumpre pena na unidade federal de Mossoró.

Lewandowski chegou a Mossoró neste domingo para acompanhar as buscas pelos fugitivos e reafirmou que o governo federal está presente e atuante. Ele também enfatizou que a fuga é uma "dificuldade momentânea" que será superada em breve e que a segurança das cinco penitenciárias federais do país não está comprometida.

A investigação continua em andamento, enquanto a busca pelos fugitivos prossegue.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA