Helder defende na Suíça pecuária sustentável e destaca ações

Governador destaca o esforço do Pará em direção a uma pecuária livre de desmatamento

O Liberal
fonte

Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta quinta-feira (18), o governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou os avanços do estado na promoção de uma pecuária sustentável. O destaque foi dado durante a sessão "A transição para uma Pecuária de Baixo Carbono no Brasil", onde Helder mencionou iniciativas como o Selo Verde e o Programa de Rastreabilidade da Cadeia da Pecuária no Pará, este último lançado na COP 28 em Dubai.

O evento contou com a participação de representantes do setor privado, incluindo empresas como Yara International, JBS e Rabobank, além de entidades do terceiro setor, como a Academia Chinesa de Ciências, The Nature Conservancy, Instituto Igarapé, Bezos Earth Fund, Gordon and Betty Moore Foundation, dos Estados Unidos.

VEJA MAIS

image Governo do Pará busca apoio internacional em Davos para projetos de preservação da Amazônia
Helder abordou a necessidade de uma maior cooperação bilateral com a Suíça

image Luís Roberto Barroso diz em Davos que o Brasil corre risco de perder a soberania da Amazônia
Presidente do STF destaca que a região amazônica tornou-se relevante no tráfico internacional de drogas, com municípios situados em rotas usadas pelos traficantes

image Helder diz em Davos que a Amazônia é a solução na discussão da agenda climática
Governador afirma a COP 30, que será realizada em Belém, será uma oportunidade para deixar um legado para a sociedade

Helder ressaltou a oportunidade de transformar a pecuária em um modelo sustentável., destacando os benefícios desse tipo de produção, como a redução do desmatamento e o aumento de renda. Ele mobiliza diversos stakeholders para apoiar essa transição, com a Climate Week 2024, Davos 2025 e a COP 30 como marcos importantes para avaliar o progresso.

O governador salientou o esforço do Pará em direção a uma pecuária livre de desmatamento. "Desde 2020 com a plataforma Selo Verde, conseguimos enxergarmos a cadeia integralmente, desde o fornecedor indireto até o frigorífico. Depois, por meio do Módulo de Inteligência Territorial, que cruza todas as bases de dados de uso da terra, e também serviu como uma ferramenta de inteligência que nos fez chegar à conclusão de que precisávamos dar um passo a mais em direção à integridade da cadeia, rastreando-a individualmente e atrelando a este processo o componente de aumento de produtividade e renda", disse o governador.

O Programa de Rastreabilidade da Cadeia da Pecuária busca desestimular o comércio de animais não rastreados, garantindo novos mercados para as indústrias paraenses. Barbalho enfatizou que o programa visa proporcionar condições aos pecuaristas para aumentar a produtividade e a renda sem expandir a área de pastagem.

Durante sua agenda em Davos 2024, o governador participou de encontros com representantes do banco BTG Pactual para discutir apoio a iniciativas de regularização ambiental e descarbonização da economia paraense. Também teve um encontro com representantes da Norsk Hydro e da Glencore, que recentemente adquiriu parte da Alunorte, refinaria controlada pela Hydro em Barcarena, no Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA