Deputados votam PL que propõe QR Code para placas de obras públicas estaduais 

Intenção do projeto de lei é facilitar fiscalização e o controle social

O Liberal
fonte

A pauta da sessão legislativa dos deputados estaduais desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), prevê, entre outras votações, a apreciação do PL de nº 57/2023, do deputado Ronie Silva, sobre a colocação de Código QR (código de barra acessado por telefone celular) em todas as placas de obras públicas estaduais para leitura e fiscalização eletrônica por qualquer cidadão com um celular.

Também deve ser votado o PL de nº 192/2023, do poder Executivo, sobre o regime de delegação da prestação dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros no Estado, pelos meios hidroviário ou terrestre. Esse último PL tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.

VEJA MAIS

image Alepa aprova empréstimo para o Estado
Votação foi durante sessão nesta terça-feira, 5

image Alepa aprova projeto do Governo do Pará sobre Políticas de Desenvolvimento Sustentável
Descarboniza Pará é voltado para a aceleração de reformas estruturantes de políticas públicas e visa a progressiva transição do estado do Pará a zero emissões líquidas de Gases Efeito Estufa (GEE) até 2050

Pela proposta de Ronie Silva, será obrigatório a colocação de Código de Barras Bidimensional QR em cada placa de obra pública estadual para leitura por smartphone mediante acesso à internet, com informações completas e atualizadas sobre os serviços executados, a serem disponibilizadas eletronicamente pelo órgão público, responsável pelo serviço público.

Na justificativa, a proposição informa que o PL está em sintonia com a Lei de Acesso à Informação, de 2021. Na prática, a medida em que se aponta a câmera de um celular para o QR Code, na placa da obra, poderão ser vistas informações como valor previsto, data da ordem de serviço, valor desembolsado até o momento da consulta, empresa executante, data de previsão da conclusão, entre outras.

image Alepa vota pedido de empréstimo do governo, de US$ 580 milhões, para políticas ambientais e sociais
Na conversão para a moeda brasileira, o valor é R$ 2,8 bilhões

image Alepa aprova PL que garantirá absorvente e produtos de higiene pessoal a estudantes da rede pública
Projeto de Lei foi apresentado pelo governo do Estado e cria o Programa Dignidade Menstrual para pessoas que menstruam

O PL de nº 192/2023 é do Executivo, e prevê a regulamentação do 2º parágrafo do artigo 249 da constituição estadual, que dispõe sobre o regime de delegação da prestação dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros no Estado, pelos meios hidroviário ou terrestre, mediante concessão, permissão ou autorização. O PL tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.

Condição de extrema pobreza

Na pauta, desta terça-feira, há também o PL de nº 85/2020, do deputado Carlos Bordalo, que cria a Política Estadual para a População em Situação de Rua. Este último projeto tem parecer favorável da Comissão de Justiça a veto parcial. A proposição prevê uma série de diretrizes em benefício do grupo populacional, considerado como população em situação de rua pela condição de pobreza extrema, vínculos familiares interrompidos e com ausência de moradia convencional regular.

Entre outras garantias, o citado PL determina à população em situação de rua “o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda; bem como, a garantia a capacitação profissional".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA