CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Operação da PF resulta em três prisões por importação ilegal de mercúrio

A ação cumpriu mandados e uma medida cautelar nos estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso.

O Liberal

Três pessoas foram presas durante ações da operação Minamata, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (11), nas cidades de Jacareacanga, no Pará; Guajará Mirim e Nova Mamoré, em Rondônia; e Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso. A operação tinha o objetivo de cumprir três mandados de prisão, cinco de busca e apreensão e uma medida cautelar contra suspeitos de importar e comercializar mercúrio.

VEJA MAIS

image MPF anuncia novas medidas para conter contaminação de povo indígena por mercúrio no Pará
Evidências científicas apontam contaminação da água e de peixes do rio Tapajós, afetando comunidades ribeirinhas e povos indígenas que vivem na região

image Seis estados da Amazônia têm peixes contaminados por mercúrio, aponta estudo
A concentração do metal chega a ser 21,3% acima do permitido

Conforme a PF, os investigados são suspeitos de cometer crimes ambientais relacionados à importação e comercialização ilegal de mercúrio, associação criminosa, lavagem de capitais, além de outros possíveis delitos que a apuração pode apontar. Durante a operação, que contou com a participação de 24 policiais, foram apreendidos celulares, três armas de fogo e documentos. Além de também terem sido identificados veículos para posterior bloqueio e outros aparelhos de mídia, que serão utilizados para fundamentar as investigações.

A medida cautelar cumprida foi de monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica. Outros possíveis envolvidos que possam ter relação com os crimes podem ser identificados durante o inquérito, que terá continuidade.

Crime ambiental

O mercúrio, substância altamente tóxica e nociva ao meio ambiente, é vastamente usado por criminosos em garimpos ilegais do Pará e Mato Grosso. A substância é usada para separar o ouro extraído de outros minérios, e após o uso, é despejado na água, intoxicando a vida selvagem da região e os povos que habitam os locais afetados.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA