No Pará, pessoas com Síndrome de Down agora são isentas do IPVA

Alteração da lei está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)

O Liberal
fonte

A partir de agora, no Pará, pessoas com Síndrome de Down têm o direito de isenção no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A alteração na lei garantindo isenção foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da terça-feira (26).

VEJA MAIS:

image Modelo com Síndrome de Down é destaque em desfile de noivas; veja vídeo
A modelo capixaba, Amanda Leal, chamou a atenção ao desfilar em uma feira de noivas no Espírito Santo

image Mattel lança primeira boneca Barbie com Síndrome de Down
Empresa fabricante lançou a boneca para representar pessoas com a condição genética e combater o estigma social

image Rondon do Pará: ensaio fotográfico promove a inclusão de pessoas com síndrome de Down
A ação foi alusiva ao Dia Internacional da síndrome de Down conscientizar a população sobre a inclusão e promover debates sobre os direitos e a visibilidade social de pessoas com essa condição

Conforme e lei, passam a ter direito a isenção do IPVA pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, Síndrome de Down ou autistas; e veículos de entidades que tenham como objetivo o trabalho com pessoas com deficiência física, quando adaptados por exigência do órgão de trânsito. 

Como solicitar a isenção?

Para solicitar a isenção do imposto, o motorista precisa procurar a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio de processo eletrônico e digital, no Portal de Serviços na internet, de forma gratuita. 

Só terão direito a isenção os veículos de propriedade de pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, Síndrome de Down ou autista, que atendam os requisitos previstos na legislação. 

Para comprovar a deficiência, o proprietário do veículo deverá fazer mediante laudo médico, emitido por entidades públicas ou privadas credenciadas ou por profissionais credenciados junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), para casos de deficiência física e visual. Já nos casos de deficiência mental ou autismo, o laudo médico deve ser emitido por profissional do serviço público. 

Mais informações

Para saber os requisitos do pedido, basta acessar o site da Sefa. Em caso de dúvidas, a pessoa deve ligar ou enviar mensagem para 0800.725.5533 ou para o e-mail atendimento@sefa.pa.gov.br. A ligação para o call center é gratuita e funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ