Ministério da Saúde atualiza a remuneração dos agentes de saúde, no Pará

O reajuste é realizado anualmente com base no aumento do salário mínimo, que hoje é de R$ 1.412,00 após o aumento de 7,7% em 2023.

O Liberal
fonte

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde anunciou o reajuste para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE). O reajuste é realizado anualmente com base no aumento do salário mínimo, que hoje é de R$ 1.412,00 após o aumento de 7,7% em 2023. A atualização contempla o piso nacional da categoria, estabelecido em dois salários mínimos. A portaria foi publicada no último 20 de fevereiro.

VEJA MAIS

image Ministério da Saúde e OMS avaliam cenário da dengue, zika, chikungunya e Febre do Oropouche no Pará
A visita ocorre em meio a crescente escalada nos números de doenças causadas por arbovírus na região Amazônica

image Doações de sangue: Anvisa recomenda intervalo de 30 dias para quem teve dengue ou tomou vacina
Conjunto de recomendações da Agência foi divulgado por meio de Nota Técnica, nesta terça (5)

image Mais de 1 milhão de doses de vacina contra dengue foram distribuídas e apenas 11% foram aplicadas
Até 1º de março, foram distribuídas 1.235.236 doses da vacina para 521 municípios em situação mais crítica

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 267 mil agentes comunitários de saúde e 102 mil agentes de combate às endemias. No Pará, são 16.336 mil ACS e 4.016 mil ACE.

Os recursos são da União e repassados aos estados e municípios, responsáveis pela remuneração dos agentes. Estes trabalhadores são fundamentais para a expansão do acesso à saúde, atuantes na prevenção e no controle de doenças e agravos mesmo nos territórios mais remotos do país.

Papel dos agentes no enfrentamento à dengue

Os agentes de combate às endemias cumprem papel essencial de prevenção aos casos de dengue. Cerca de 75% dos focos de transmissão do mosquito ficam dentro de casa e esses profissionais são qualificados para atuar de porta em porta, identificando locais que sejam ou possam se tornar criadouros. Eles também cumprem essa função em imóveis não residenciais, verificando a existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue.

Em 2023, o Ministério da Saúde concluiu a formação de mais de 138 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38 mil Agentes de Combate às Endemias em mais de 5,3 mil municípios, sendo 18,3 mil agentes de saúde diplomados na região Norte. Na ocasião, a cerimônia de formatura marcou a ampliação do programa, que passou a se chamar Mais Saúde com Agente. Neste ano, foi anunciada a segunda turma de cursos técnicos, com a oferta de 180 mil novas vagas e as inscrições finalizadas no último dia 8 de fevereiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ