Navalny morreu após levar "murro no coração", garante ativista russo

Segundo Osechkin, Navalny teria sido exposto a temperaturas extremamente baixas por horas antes de ser agredido com um soco no peito

O Liberal

A causa da morte de Alexei Navalny, opositor proeminente do regime russo, teria sido uma técnica brutal chamada ‘murro no coração’. É o que garantiu ao jornal The Times Vladimir Osechkin, ativista russo e fundador do grupo de direitos humanos Gulagu.net. 

VEJA MAIS

image Corpo de Navalny tem hematomas e sinais de tentativas de massagem cardíaca, diz jornal
Ele morreu na última sexta-feira (16) na penitenciária de Yamalo-Nenets

image 'Não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny', diz Joe Biden, presidente dos EUA

Segundo Osechkin, Navalny teria sido exposto a temperaturas extremamente baixas por horas antes de ser agredido com um soco no peito. Esse método, descrito como uma técnica antiga das forças especiais da KGB, teria sido utilizado para fazer parar o coração do dissidente e ocultar o verdadeiro motivo da morte, alegando ter sido natural.

O ativista destacou que o incidente ocorreu na colônia penal IK-3, na Sibéria, onde as condições climáticas são severas e perigosas. Além disso, ele apontou que outros prisioneiros já teriam perdido a vida sob circunstâncias semelhantes nessa mesma instituição.

As autoridades russas, por sua vez, sustentam que Navalny morreu após sentir-se mal durante uma caminhada, atribuindo sua morte ao desenvolvimento de um coágulo sanguíneo. No entanto, os familiares do opositor têm expressado dúvidas e exigido uma investigação mais detalhada sobre o ocorrido.

A esposa de Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, afirmou que seu marido foi envenenado com a substância tóxica Novichok. Enquanto isso, Osechkin descartou essa possibilidade, sugerindo que o Kremlin teria tramado a morte do opositor por meio de uma operação especial meticulosamente planejada.

Apesar dos apelos dos familiares, as autoridades russas ainda não entregaram o corpo de Navalny para ser sepultado, e anunciaram que o cadáver será submetido a um exame químico por duas semanas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO