Brasil, Emirados Árabes Unidos e Azerbaijão formam aliança para combater aquecimento global

Intenção é eliminar gradualmente os combustíveis fósseis na matriz energética e triplicar a capacidade de energia renovável até 2030

O Liberal
fonte

Uma parceria inédita foi estabelecida entre o Brasil, os Emirados Árabes Unidos e o Azerbaijão, visando a conter os efeitos do aquecimento global. Apelidada de "troika" (trio), a aliança foi concretizada por meio da cooperação entre a presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-28) e suas duas sucessoras.

Na cerimônia que formalizou essa parceria, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a importância da transição energética proposta pelo Balanço Global do Acordo de Paris. Ela salientou a necessidade de manter o aquecimento global abaixo da marca de 1,5 grau Celsius (ºC).

VEJA MAIS

image Ucrânia afirma ter destruído navio de guerra da Rússia na Crimeia
Departamento de Inteligência Militar ucraniano afirmou que conseguiu abrir um buraco no lado esquerdo do navio russo, que 'começou a afundar'

image No Valentine’s Day, veja como saber se seu parceiro combina com você de acordo com a numerologia
O Valentine’s Day, ou como é conhecido no Brasil, o Dia de São Valentim, é celebrado nesta quarta-feira (14) nos Estados Unidos

Marina destacou que o esforço conjunto dos três países, iniciado em Dubai, resultará na reorientação de investimentos e políticas públicas. O objetivo é eliminar gradualmente os combustíveis fósseis na matriz energética e triplicar a capacidade de energia renovável até 2030.

A ministra alertou para os riscos caso essas ações não sejam cumpridas, mencionando a interferência irreversível das atividades humanas no clima global. Ela ressaltou que a velocidade com que essas decisões serão implementadas será crucial, sendo os três países julgados por sua eficácia na transformação das decisões da COP 28 em ações concretas.

Nos últimos anos, a ONU, por meio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), tem advertido sobre a ineficácia das medidas internacionais e dos planos apresentados pelas nações para reverter o impacto das emissões de gases do efeito estufa. Essas preocupações pautaram as discussões dos 198 países signatários participantes da COP 28, desde Dubai.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO