Bebê tem a cor dos olhos alterada após uso de medicamento contra covid-19

O caso foi registrado em Bangkok, na Tailândia, após uso do medicamento antiviral Favipiravir

Beatriz Moura
fonte

Em Bangkok, capital da Tailândia, um bebê de seis meses teve uma reação inusitada durante o tratamento contra covid-19. Segundo o relato dos pais, publicado na revista ‘Frontiers in Pediatrics’, a cor dos olhos da criança mudou após o uso de um determinado medicamento. 

O caso aconteceu no início deste ano, quando o bebê foi levado ao hospital após apresentar tosse e febre intensa. Durante o atendimento médico, foi receitado o medicamento Favipiravir, antiviral geralmente utilizado para combater a Influenza

VEJA MAIS 

[[(standard.Article) Seleção Brasileira em Belém: Goleiro do Botafogo leva frango em treino no Mangueirão; vídeo]]

image Especialistas alertam para os casos de covid-19 com mais amplitude no mundo
Epidemiologistas estão alertando que, embora a doença possa estar se tornando menos letal, isso não deve ser motivo para baixar a guarda

image Nova onda de covid pode ser maior do que imaginamos, alertam médicos
Número crescente de testes positivos de Covid pode ser, na verdade, apenas a ponta do iceberg

Aproximadamente 18 horas depois do uso, os olhos da criança, que eram castanhos escuros, mudaram para o tom violeta diante da luz solar. “Pode ser devido ao medicamento, seus metabólitos ou componentes adicionais do comprimido, como dióxido de titânio e óxido férrico amarelo”, informa o relato. 

Três dias após o incidente, os pediatras do Hospital Chulabhorn suspenderam o uso do medicamento e, dois dias depois, os olhos do neném voltaram ao normal. De acordo com a equipe médica, a mudança ocorreu devido às substâncias químicas fluorescentes liberadas pelos ingredientes químicos. 

Medicamento Favipiravir 

Desenvolvido por uma empresa japonesa, o medicamento é geralmente receitado para o tratamento de influenza, e não é exclusivo contra a covid-19. Mesmo com efeitos adversos, a medicação é liberada para uso na China e no Japão. 

São necessárias mais investigações para determinar a causa exata da descoloração dos olhos e quaisquer efeitos a longo prazo”, frisa a equipe profissional. 

(*Beatriz Moura, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO