Nove pessoas morrem e 78 são hospitalizadas após consumo de carne de tartaruga marinha

Apesar dos riscos que a carne do animal oferece, o alimento é considerado uma iguaria pela população da região

Carolina Mota

Oito crianças e uma mulher morreram após consumirem carne de tartaruga marinha na ilha de Pemba, em Zanzibar, no leste da África. Outras 78 pessoas também foram hospitalizadas com quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar. Apesar dos riscos que a carne do animal oferece, o alimento é considerado uma iguaria pela população da região.

VEJA MAIS

image Merenda escolar causa intoxicação alimentar em mais de 100 pessoas de escola estadual
Funcionários e alunos precisaram ser hospitalizados com sintomas de enjoo, vômito, dor abdominal e diarreia ocorridas logo após a ingestão do alimento

image Anvisa proíbe comercialização de atum ralado após intoxicação de criança em creche
A intoxicação foi causada por histamina após o consumo do peixe, que é uma substância que pode se manifestar após morte do peixe, em condições inadequadas de armazenamento

As mortes foram confirmadas por autoridades locais neste sábado (9). Segundo o médico Haji Bakari, do distrito de Mkoani, a mulher que morreu na sexta (8) era mãe de uma das oito crianças mortas. A carne de tartaruga foi consumida por eles na última terça (5). 

As outras vítimas estão internadas no Hospital Abdalla Mzee Mkoani. O estado de saúde delas é estável, informou o médico ao jornal "The Citizen".

Diante do episódio, as autoridades de Zanzibar divulgaram uma mensagem pedindo que as pessoas evitem o consumo de tartaruga na região. O incidente não foi um caso isolado. Em novembro de 2021, sete pessoas, incluindo uma criança de 3 anos, morreram em Pemba após ingerir carne de tartaruga.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO