Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 26ª edição; saiba quem será o homenageado

Evento começa amanhã (26) de março e se estende até o dia 2 de abril, com apresentação de cinco mostras diferentes

Juliana Maia
fonte

Principal vitrine do audiovisual brasileiro na Europa, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 26ª edição, com a presença dos artistas Murilo Benício, Maria Fernanda Cândido, Bia Lessa, Camila Pitanga e Antônio Pitanga, o grande homenageado do evento este ano. O festival começa nesta terça-feira (26) e finaliza no dia 2 de abril, na sede do evento, o tradicional L’Arlequin, cinema de rua modernista no bairro Saint-Germain-des-Près, em Paris.

VEJA MAIS

image ‘Pobres Criaturas’, vencedor do Oscar, está disponível em streaming; confira
Filme estrelado por Emma Stone e Mark Ruffalo levou quatro categorias na premiação de cinema de 2024

image Paulo Miklos interpreta Adoniran Barbosa em 'Saudosa Maloca'
O filme estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 21

image “Meu Amigo Robô” e "Folhas de Outono" começam a ser exibidos no Cine Líbero Luxardo
Programação conta ainda com dois longas indicados ao Oscar 2024

Nesta edição, além dos atores acima, estarão presentes outras celebridades envolvidas em projetos do audiovisual brasileiro. Helio Pitanga, diretor "Nas Ondas de Dorival Caymmi", Luiz Fernando Carvalho e Maria Fernanda Cândido, diretor e atriz de "A Paixão Segundo G.H.,, Liliane Mutti e Robertinho Chaves, diretora e ator de "Madeleine à Paris", Marcelo Freixo, presidente Embratur, personagem do documentário "No Céu da Pátria Nesse Instante", entre outros.

O evento apresenta na capital francesa várias produções em audiovisual nacional, sendo responsável também por impulsionar o cinema brasileiro em Paris, onde atualmente existem vários fãs da filmografia do Brasil. Este ano, além da homenagem a Antônio Pitanga, a mostra também vai apresentar seis filmes da carreira do artista, entre eles, "Na Boca do Mundo", "Barravento" e "Nosso Sonho", o filme nacional mais visto de 2023.

Serão exibidos 30 filmes, divididos em cinco mostras: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga. Na competitiva, serão apresentados oito longas de ficção que concorrem ao prêmio de melhor filme. Já na segunda, outras oito produções integram a lista.

Na mostra de documentários, sete produções serão apresentadas, entre elas, "Nas ondas de Dorival Caymmi", de Locca Faria, filme inédito na Europa e que abrirá o Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Na "Sessão Escolar", estudantes de diferentes escolas francesas prestigiam produções brasileiras e têm contato com alguns dos realizadores dos filmes. Já na sessão que celebra Pitanga, além dos seis filmes do renomado ator, a mostra exibirá um trecho de "Malês", novo filme dirigido por ele, que ainda está no processo de finalização.

O evento é realizado pela Associação Jangada, da carioca Katia Adler. Segundo Katia, o cartaz oficial do festival representa resistência, síntese da história não apenas do evento, mas do audiovisual brasileiro como um todo. "Representa a luta dos pretos no Brasil, do nosso audiovisual que agora vive uma retomada, e do próprio festival, que resiste há tantos anos. E a imagem da película que envolve o punho é cinema na veia, o que nos move", diz a presidente.

Lançamento do livro

No dia 31, o Festival lança o livro "A Nudez da Cópia Imperfeita", de Wagner Schwartz, onde também serão realizadas as sessões do festival. A obra conta as consequências sofridas pelo autor após ser acusado e receber ataques depois de ter a peça "La Bête", releitura do livro "Bichos", de Lygia Clark, no MAM de São Paulo, tirada do contexto original, em 2017.

(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA