CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Clubes rasgaram o Estatuto do Torcedor?

Carlos Ferreira
fonte

O artigo 7° do Estatuto do Torcedor diz que o clube mandante deve vulgar renda, público pagante e público não pagante durante a realização do jogo. No entanto, somente ontem o Remo divulgou os dados do jogo contra o Cametá, que ocorreu há cinco dias. Foram 8.016 ingressos vendidos. Somando o público do jogo contra o Independente (15.539), o Leão tem 23.555, média de 11.777,5. É o dobro da média do Paysandu: 5.865,5.

 Mesmo fora de prazo, o Papão divulgou antes do rival os dados dos dois jogos em que foi mandante oficial no Parazão: 8.093 pagantes no jogo contra o Itupiranga e 3.638 no jogo contra o Castanhal.

Remo e Paysandu são apenas os mais visados na questão, por serem os dois que enchem estádios. Mas todos os clubes estão descumprindo a lei, com a conivência da FPF. O assunto está em pauta no Ministério Público, que vai fazer cobranças aos clubes e à Federação.

Perfil do público nos estádios 

É crescente a presença de mulheres e crianças nos estádios de futebol, especialmente neste campeonato estadual. À medida que as instituições de segurança pública foram triunfando sobre as gangues, o futebol foi virando programa de família, inclusive de cadeirantes. 

O processo civilatório nos estádios é flagrante e gratificante para todos os que se esforçam por essa transformação. Óbvio que o ambiente ainda não é o ideal, sobretudo em matéria de banheiros. Mas os avanços estão ocorrendo, muito por conta do Estatuto do Torcedor. Mas é fundamental que o MP se mantenha vigilante e ágil nas intervenções. 

BAIXINHAS 

* Leão, seis jogos e seis vitórias na temporada. Papão, cinco jogos e cinco vitórias na temporada. Vão manter esses 100% de aproveitamento no fim de semana? Bicolores em ação amanhã contra o Caeté em Ipixuna e os azulinos no domingo contra a Tuna no Souza. 

* Já tem 57 anos a última vitória da Tuna sobre o Remo no Souza: 1 x 0, em 1965. Desde então, 6 vitórias do Leão e 7 empates no estádio cruzmaltino. Esse tabu foi revelado pelo pesquisador Jorginho Neves. Domingo, 70° Tuna x Remo no Souza. 

* Independente x Itupiranga, amanhã, 16 horas, em Tucuruí, deverá ser o jogo mais tenso da rodada. Quem perder afunda rumo ao rebaixamento. No domingo, além de Tuna x Remo, também Bragantino x São Francisco, Cametá x Castanhal. 

* Segunda-feira, Águia x Tapajós, com o time marabaense em estado de graça pela classificação na Copa do Brasil. A vitória sobre o Botafogo/PB (2 x 1) turbinou emocionalmente o Águia, mas o Tapajós está revigorado pela vitória sobre o São Francisco. 

* Se Leonan não tiver sinal verde pra enfrentar a Tuna, o garoto Eli deve ser o lateral esquerdo no domingo. Mas Marcelo Cabo poderia optar também por Wendel Lomar, Ronald ou até mesmo Pedro Victor, cuja posição de origem é lateral. 

* Neto do Mestre Vieira, da Guitarrada, o lateral esquerdo Erick Vieira chega ao Paysandu aplaudido pelo talento musical que herdou do avô, mas movido pelo sonho de fazer sucesso no futebol. Tem 22 anos e iniciou a formação na base da Ponte Preta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA