Círio 2023: TRT-8 lança campanha para combater o trabalho infantil

A ação é uma homenagem à época nazarena e conta com o apoio da Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré

Maiza Santos / Especial para O Liberal
fonte

Inicia nesta quinta-feira (5) a 9ª campanha do Círio da Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) para combater o trabalho infantil. A ação ocorre por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e também conta com apoio da Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré. Durante a campanha, são realizadas diversas atividades em escolas parceiras, como a criação de hortas nessas unidades.

VEJA MAIS

image Trabalho infantil: campanha do TRT8 mobiliza mães de alunos na Grande Belém
Elas participaram de oficinas temáticas da campanha que estará nos eventos do Círio 2023, para conscientizar população acerca dos riscos dessa prática

image Campanha de combate ao trabalho infantil vai até esta sexta-feira (30) nos shoppings de Belém
Ação distribui de panfletos educativo em alusão ao tema

Neste ano, o tema da campanha do Círio 2023 do TRT-8 é “Maria, que o sinal de esperança que anuncias seja de vida plena e de paz a crianças e adolescentes”. Com essas diretrizes, a ideia da Comissão, padrinhos e madrinhas e voluntários é mobilizar a sociedade para contribuir com as ações que vêm sendo desenvolvidas pelos órgãos para combate ao trabalho infantil. A juíza do Trabalho Vanilza Malcher, uma das coordenadoras da campanha, explica como foi o início das atividades nas escolas de Belém e Ananindeua. “Na quinta-feira, nós já teremos escolas que irão realizar o Círio Estudantil nos bairros da Condor, Jurunas e em outros bairros de Belém e Ananindeua”.

Maria Zuíla Dutra, desembargadora e corregedora do TRT-8, que também coordena a Campanha, destaca a importância da iniciativa. “Toda a permanente luta tem por objetivo contribuir, não somente para reduzir, mas para erradicar o trabalho infantil, pois temos consciência de que nenhuma sociedade evolui explorando a força de trabalho de crianças e adolescentes”, declara.

O Presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada, irá participar da programação na sexta-feira e no sábado. Ele ressalta a importância da Campanha do Círio 2023. “A festa do Círio é do povo brasileiro e em especial do povo que mora no Pará. Seria impossível que o Tribunal do Trabalho não participasse com o trabalho realizado pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Todas as parcerias firmadas pela comissão são importantes para viabilizar o nome da instituição e conseguir oferecer mais informações para minimizar a questão do trabalho infantil”, afirma.

Programação

Tudo irá começar na sexta-feira (06), durante procissão rodoviária, da Basílica Santuário até a cidade de Ananindeua. “Todas as escolas envolvidas de Belém e Ananindeua estarão na rua. Em Belém são 31 escolas que irão participar. Todos os alunos vão estar vestindo a camisa da campanha no Círio e segurando o Catavento, símbolo mundial do combate ao trabalho infantil”, explica Vanilza Malcher.

Após um convite, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil também irá participar da programação do Auto do Círio. “Nós vamos ter um pelotão que irá homenagear diversos movimentos sociais, o super catavento estará lá com a bandeira do Brasil sem trabalho infantil”, detalha Vanilza Malcher.

O grande dia da Campanha será sábado (7), com o pelotão formado pelos apoiadores da campanha que estarão concentrados em frente à sede do Clube do Remo, a partir das 16h30. Um dos elementos que será divulgado na campanha é o Catavento colorido de cinco pontas, que também é o item muito utilizado por crianças na festa mariana. “Como gesto concreto iremos fomentar a prática da solidariedade, estimular o consumo consciente e promoção de ações que visam combater a fome e a insegurança alimentar”, pontua Vanilza Malcher.

Próximas ações 

No domingo (8), o TRT-8 fará a distribuição de ventarolas. Já no dia 14 de outubro, às 8 horas participa da Romaria da Acessibilidade, e às 16h, da Romaria da Juventude. No próximo dia 15 (domingo), às 8h, os membros participam do Círio das Crianças.

Leide Daiana dos Santos é madrinha cidadã e voluntária da Campanha do Círio há nove anos. Ela e o marido, Fábio, têm mais de 30 e 40 afilhados no bairro da Guanabara. “É gratificante pois temos esse trabalho junto com a comunidade, com as escolas. Nós fazemos toda uma preparação de evangelização com os jovens. Eles participam da campanha do Círio do TRT-8, desde as oficinas promovidas até a entrega do produto final. Conhecem toda a história da campanha do Círio do TRT-8 e participam ativamente”. A Campanha do TRT-8 pretende distribuir em mais de 100 escolas de Belém e Ananindeua os kits de hortaliças para plantação de hortas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!