Morre Sepúlveda Pertence, ex-ministro STF, aos 85 anos

O ministro aposentado morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há uma semana, em Brasília

O Liberal
fonte

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, morreu aos 85 anos, neste domingo (2), após internação no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF). A morte foi por falência múltipla dos órgãos. As informações foram divulgadas por meio do Correio Braziliense, que apurou que Pertence tinha dois desejos: ser velado no STF e ser enterrado na Ala dos Pioneiros no cemitério de Brasília.

VEJA MAIS

image Morre Alysson Paolinelli, um dos fundadores da Embrapa
O ex-ministro da agricultura faleceu aos 86 anos de idade por complicações na saúde

image Silvio Berlusconi morreu: ex-primeiro-ministro da Itália e presidente do Milan tinha 86 anos
Berlusconi foi internado há três dias para realizar exames de rotina, mas seu estado de saúde piorou

image Ex-ministro Eliseu Padilha morre em decorrência de câncer aos 75 anos
Velório será aberto ao público, nesta quarta-feira (15), no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, das 10h às 17h

Conheça a trajetória de Sepúlveda Pertence

Nascido em Sabará, Minas Gerais, o magistrado foi nomeado para o STF em 1989, no governo do ex-presidente José Sarney. No ano seguinte, ele foi indicado para Juiz Substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 1991 tornou-se juiz efetivo do TSE, assumiu a vice-presidência e, de junho de 1993 a novembro de 1994, exerceu a presidência da Corte Eleitoral.

Sepúlveda, que se aposentou em 2007, também atuou na defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018. Ao lado de Cristiano Zanin, o ministro aposentado atuou no caso da Operação Lava Jato.

Educação

Ele tornou-se Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1960. E, 1962 a 1965, na participou como auxiliar docente dos cursos de Introdução à Ciência do Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, na Universidade de Brasília.

Vida política

Sepúlveda também já exerceu o cargo de Procurador-Geral da República, nomeado em março de 1985. Já em 2007, ele foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para exercer a função de membro da Comissão de Ética Pública, com mandato de três anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL