CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Golpistas usam nome da Anatel para induzir clientes a mudarem de operadora

Anatel fez um comunicado alertando o caso. Clientes reclamam nas redes sociais. Entenda como funciona o golpe

O Liberal
fonte

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez um comunicado alertando que golpistas têm usado o nome da agência em ligações para induzir clientes a trocarem de operadora de telefonia. Segundo a Anatel, as fraudes envolvem o nome de várias operadoras, tanto como beneficiadas quanto como prejudicadas. A agência afirmou que "as empresas Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo prestarão esclarecimentos", que ajudarão a definir os próximos passos.

"A Anatel, em nenhuma hipótese, associa-se a empresas do setor ou entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços", afirmou. A agência informou também que "cobrou explicações de algumas das empresas envolvidas" e que outras ações podem ser tomadas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus regramentos. 

VEJA MAIS

image Estudo da UnB revela que União perde R$ 82,4 bilhões por tributação inadequada das big techs
Pesquisa foi encomendada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

image Operadoras não falam se irão fechar lojas físicas no Pará
Diante das novas regras da Anatel, que, entre outras coisas, desobriga a manutenção de lojas de atendimento presencial, a Vivo, a Claro e a Tim silenciam.

Reclamações na internet

Alguns usuários relataram por meio das redes sociais que receberam ligações de pessoas se passando por funcionários da Anatel. É o caso de Jeferson Menezes, que viralizou no X com um relato sobre a experiência como alvo dessa tentativa de golpe. Jeferson disse que é cliente da Oi e que ligou para a operadora, porque a qualidade da internet estava ruim. Em vez de a ligação ajudar a resolver o problema, ela criou outro: ligações consecutivas de números desconhecidos.

Depois de várias chamadas, ele resolveu atendê-las e passou a ouvir uma gravação que falava de um suposto problema de rede em sua região. A voz perguntava se o problema tinha sido resolvido.  "Eu dizia que não, e me passavam para um 'suporte' onde a atendente tentava me convencer a trocar meu plano da Oi, mas que teria que 'migrar'", disse Jeferson, que afirmou ter recebido propostas de contratar planos da Claro e da TIM.

O que disse a Anatel? 

A Anatel informa que não negocia ou intermedia reclamações dos consumidores contra prestadores de serviços, nem entra em contato com clientes para encaminhar boletos, comunicar sobre valores a receber, tratar de demandas abertas na agência ou solicitar informações.

"Cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações", completou a agência.

image Anatel aprova novas regras e proíbe cobrança nos primeiros 30 dias de inadimplência
Além disso, agência determina que operadoras não serão mais obrigadas a manter lojas físicas próprias

image Tecnologia 5G chegou ao Pará há um ano. Mas como anda a cobertura?
Segundo a Anatel, somente 43% dos domicílios estão contemplados no estado. O que dizem cientistas e operadoras.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL