​Belém celebra o aniversário de implantação das Usinas da Paz da Cabanagem e Guamá

Na Cabanagem, diversos serviços foram oferecidos à população. Já no Guamá, os festejos ocorrem na próxima terça-feira (16)

O LIBERAL
fonte

Nesta sexta-feira (12), dia em que a capital paraense completa 408 anos de fundação, a comunidade da Cabanagem também comemorou os dois anos de implantação da Usina da Paz no bairro, uma conquista repleta de significado, já que o complexo foi responsável por diversas iniciativas de inclusão social, promovendo uma verdadeira transformação social em uma área que já foi associada, predominantemente, à criminalidade.

A programação que marcou as comemorações contou com shows da cantora Mell Pinheiro e da banda Fruto Sensual, além da oferta de serviços de saúde (consultas com clínico geral, pediatra e odontólogo), cidadania (emissão de RG, certidão de nascimento e óbito, CPF, título eleitoral e carteira de trabalho digital), estética (corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem) e assessoria jurídica, entre outros, viabilizados por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), que coordena o funcionamento das UsiPaz no Estado.

VEJA MAIS

image UsiPaz fortalece economia local com cursos de gastronomia
Primeiro módulo de 2024 da iniciativa, no bairro do Bengui, conta com 45 participantes, além de aulas práticas e teóricas

image Bairros com Usinas da Paz têm redução histórica na criminalidade em 5 anos
De acordo com os dados divulgados neste final de semana pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, os bairros contemplados pelo Programa reduziram, em média, 86,42% os Crimes violentos Letais e Intencionais

image Sudeste do Pará ganha mais uma Usina da Paz e um Núcleo Integrado de Segurança
Em Dom Eliseu, começa a ser construída a Usina da Paz. Paragominas, por sua vez, passará a contar com um novo Núcleo Integrado de Operações (Niop)

image Breves recebe a primeira Usina da Paz na Ilha do Marajó
Com a UsiPaz de Breves, o Pará tem agora nove complexos multifuncionais em funcionamento e outros 17 em construção.

O secretário de Estado de Cidadania, Igor Normando, enfatizou o compromisso da Usina da Paz com os moradores da Cabanagem. “Nesta programação destacamos nossa dedicação à comunidade, oferecendo oportunidades para fortalecer a cidadania, promover o desenvolvimento pessoal e criar um ambiente harmonioso. Ao celebrar o aniversário da UsiPaz Cabanagem, celebramos as vidas e aspirações da nossa comunidade, tornando esse aniversário um evento significativo, cheio de alegria”, frisou.

Os serviços foram oferecidos em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil (PC), Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE) e Universidade da Amazônia (Unama).

Moradora do bairro, Danielle Moreira, aproveitou a manhã para levar o filho ao pediatra. “Com a Usina da Paz ​estou conseguindo cuidar da minha saúde e a do meu filho, e ainda consigo aproveitar outros serviços. Há dois anos esse espaço vem beneficiando muita gente”, contou Danielle.​

Para a manicure Maria de Nazaré Barbosa, que levou toda a família para aproveitar os serviços oferecidos, a iniciativa é essencial para os moradores. “Minha mãe foi resolver uns problemas na Defensoria, eu consegui nutricionista para minha neta, minha filha foi ao oftalmologista e conseguiu o óculos, e também consegui tirar a segunda via da minha certidão de nascimento. Estou muito satisfeita com a organização e com tudo que estamos conseguindo”, enfatizou.

No próximo dia 16, a mesma programação será levada ao bairro do Guamá para celebrar o primeiro ano de funcionamento da Usina da Paz instalada na avenida Bernardo Sayão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM