UsiPaz fortalece economia local com cursos de gastronomia

Primeiro módulo de 2024 da iniciativa, no bairro do Bengui, conta com 45 participantes, além de aulas práticas e teóricas

O Liberal
fonte

A Usina da Paz (UsiPaz) do Bengui deu início aos primeiros módulos de 2024 dos cursos gastronômicos. As turmas são de Cozinha quente descomplicada; Lanches, pães e bolos e Formação em culinária amazônica. O objetivo da iniciativa, que conta com 45 pessoas inscritas, é a qualificação dos moradores do bairro e o fomento à economia local. 

O curso vai trabalhar a linguagem técnica da gastronomia por meio de aulas teóricas e práticas. A professora Naira Corrêa, responsável pelo módulo Cozinha quente descomplicada, diz que as atividades também são uma forma de preparar os alunos para a COP 30.

“Belém é uma referência mundial em gastronomia e incentivar formações nessa área é possibilitar transformações reais na vida dos nossos alunos. Já ministrei mais de 10 cursos e já acompanhei muitos alunos que conseguiram abrir seu negócio e aprimorar seu trabalho.”, celebra a professora.

O curso

A carga horária é de 120 horas. Cada módulo do curso tem duração de um mês e os alunos receberão certificados de participação. As Usinas promovem também cursos livres na área aos sábados.

De acordo com o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, os cursos de Gastronomia são desenvolvidos com os objetivos principais de criar oportunidades de emprego, ajudar no crescimento econômico e na formação de futuros chefs e cozinheiros. 

"O Pará possui uma variedade gastronômica muito rica e é fundamental capacitar aqueles que pretendem trabalhar nesta área. Com mais esta qualificação oferecida pelas Usinas da Paz, reforçamos o apoio e incentivo aos moradores, visando proporcionar experiências que agreguem aos seus currículos”, ressalta.

Apaixonada por gastronomia, Erica Manfredo, que é uma das participantes do curso oferecido pela UsiPaz Bengui, busca a recolocação no mercado de trabalho por meio do aprimoramento.

“Essa é uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre a Gastronomia, então vejo como uma porta aberta que fortalece a nossa economia. Esse é um curso caro, que eu não teria condições de pagar e com essa oportunidade gratuita, estou aproveitando cada momento para me enriquecer de experiências como pessoa e profissional”, diz.

Reconhecimento

Em 2015, a capital paraense recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o título, a capital passou a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA