Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Microempreendedor Antônio Carlos Aleixo reclama de poste sem iluminação na Cabanagem

Incêndio ocorrido em um poste que fica na esquina da estrada do Benjamin com a passagem dos Comerciantes, no bairro da Cabanagem, deixou o perímetro às escuras

O Liberal

Há cerca de dois anos, um incêndio atingiu um poste situado na esquina da estrada do Benjamin com a Passagem dos Comerciantes, no bairro da Cabanagem, em Belém. Desde então, o perímetro fica às escuras, deixando os moradores expostos à insegurança. O microempresário Antônio Carlos Aleixo, de 27 anos, que tem um estabelecimento em frente ao local, disse que já fez quase 30 solicitações ao Poder Público para que o problema seja resolvido.

Ele relata que equipes já estiveram no local analisando o problema, porém não resolveram nada. Segundo Antônio Carlos, não fosse pela iluminação proveniente das residências e pontos comerciais ao largo da via, a situação seria ainda pior. Ainda segundo ele, os pontos comerciais que precisam estender o horário de funcionamento até mais tarde vivem de grades fechadas por conta da insegurança que a falta de iluminação impõe.

image Situação na estrada do Benjamin com passagem dos Comerciantes já se arrasta há anos (Ivan Duarte / O Liberal)

Antônio Carlos, que é proprietário de uma sorveteria no local, relata que o problema tem gerado inúmeros transtornos aos moradores e comerciantes da área, principalmente à noite. “Até agora, a gente ainda não obteve resposta. Já fiz várias reclamações por telefone e por meio de aplicativo também. Sempre vem equipes [até o local] para fazer vistorias, só que eles alegam que não têm como resolver o problema”, diz.

"Não só eu sofro com esse problema, mas, todos os donos de estabelecimentos próximos: o pessoal da padaria, os que têm assistência técnica de celular e eu, com a minha sorveteria. Isso implica em nossos empreendimentos, pois a insegurança afasta os nossos clientes", afirma o empreendedor. 

Além disso, devido à falta de iluminação no trecho alguns acidentes também já foram registrados, frisa Antônio: “Por se tratar de uma esquina, volta e meia acontece algum acidente aqui, seja com pedestres ou ciclistas, e tudo pela falta da iluminação”. A sensação de insegurança também preocupa os moradores. “Isso complica bastante. Coloca em risco não apenas os estabelecimentos comerciais, mas, a comunidade em geral, que fica vulnerável a assaltos e outras situações”, denuncia. 

Em nota, a Equatorial Pará informou que no endereço citado há um poste de energia que funciona em condições normais. "Em relação à iluminação pública, a responsabilidade é da prefeitura municipal", justifica a concessionária no comunicado.

A Redação Integrada de O Liberal solicitou mais detalhes à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para esclarecer o que será feito para solucionar o problema da área. Também por meio de nota, secretaria informou que "o ​bairro da Cabanagem já atingiu a marca de superior a 80% dos pontos de iluminação pública modernizados p​ara LED, inclusive no entorno do local indicado na reclamação, que não passou por modernização em virtude da ausência do braço e da luminária".

"Por ocasião da obra tentou se refazer a instalação de um novo conjunto braço (luminária), porém, em virtude da instalação indevida e irregular de cabos de telefonia não foi possível instalar o braço". "A S​eurb, por meio do ​Departamento de ​Iluminação ​Pública​, está buscando uma solução para o problema", diz o comunicado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS