CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Gesseiro Manoel Monteiro alerta para fumaça no Canal Água Cristal, na Marambaia

Moradores dizem que o problema é resultado da queima de lixo e entulho dos conjuntos Médici, Mendara e Pedro Álvares Cabral

O Liberal

No Canal Água Cristal, no trecho localizado entre as passagens União e Santa Rosa, no bairro da Marambaia, em Belém, moradores reclamam da incidência de fumaça que há mais de um mês vêm se prolongando no perímetro. Os moradores dizem o problema é causado pela queima de lixo retirado dos conjuntos Médici, Mendara e Pedro Álvares Cabral. Carroceiros estariam jogando os entulhos para dentro do canal e colocando fogo nos resíduos. O gesseiro Manoel Moreira conta que a situação está prejudicando a saúde dos residentes. A fumaça já causou problemas respiratórios em crianças e idosos.

Os próprios moradores vêm tentando apagar a fumaça com a utilização de mangueiras e baldes de água. No local, a comunidade também já jogou até caroços de açaí como alternativa para tentar apagar o fogo. As denúncias apontam que uma moradora já teria deixado a região por conta de danos respiratórios oriundos da fumaça.

VEJA MAIS:

image Criador de conteúdo Gera Wellington alerta para ponto crônico de descarte de lixo em Icoaraci 
Segundo denúncias, são descartados vários tipos de resíduos de forma irregular na avenida Contorno Leste, no bairro Campina

image Administrador José Dias denuncia lixão na avenida Padre Bruno Sechi, no Bengui
As denúncias apontam que os detritos impedem a passagem de pedestres pelas calçadas

image Parada de ônibus está suja e enferrujada na rua dos Mundurucus, no Jurunas
Segundo as denúncias, a área está imprópria os usuários de transporte público

"Essa fumaça está ocorrendo há mais de 20 dias. Uma mãe e seu filho de poucos meses tiveram que sair do kit-net de um vizinho. Eles não conseguem dormir lá por conta da fumaceira. Todos nós estamos passando mal por conta disso. A gente tenta jogar água no local e não consegue, porque a fumaça está saindo por baixo", diz Manoel Moreira.

image O gesseiro Manoel Moreira: moradores reclamam da constante fumaça oriunda da queima de lixo e entulhos (reprodução)

O gesseiro é um dos prejudicados pela fumaça. "Nós não temos condições de conseguir apagar esse fogo. Já chamamos os Bombeiros, tentamos falar com a prefeitura, com a Defesa Civil, mas ninguém faz nada. Quem tem sinusite ou rinite, está saindo daqui e indo direto para o hospital", conta Manoel.

morador do canal água cristal

 

Segundo o encanador João Alves, morador da comunidade, os responsáveis pela queima dos resíduos estariam indo até o local para atear fogo em fios para retirar o cobre e depois vendê-lo. "Eu não sei quem foi que ateou fogo. Eles não queimam só lixo, queimam fio e cobre", acrescenta. 

image Moradores tentam em vão apagar o fogo: autoridades nada fazem (reprodução)

Procurada peça redação para comentar o problema, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disse que o local mencionado é um ponto de descarte irregular. "A empresa responsável pela limpeza da área será acionada para regularizar a situação", confirmou a Sesan. Sobre as solicitações que os moradores fizeram ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), o órgão informou que não há registros de ocorrências em seu sistema. 

A reportagem também tentou contato com a Defesa Civil de Belém - mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS