CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Gerente de loja Felipe Oliveira teme a queda de castanholeira no bairro do Marco

Segundo denúncias, duas árvores inclinadas oferecem riscos de queda e são perigo aos moradores e comerciantes da localidade

O Liberal

Duas árvores castanholeiras localizadas na avenida José Bonifácio, na esquina com a rua Boaventura da Silva e Romulo Maiorana, próximo à Feira da 25, no bairro do Marco, em Belém, estão inclinadas e oferecem riscos de queda a moradores e comerciantes do perímetro, denuncia o gerente de loja Felipe Oliveira. As raízes das árvores estão cobertas por aterro - e, por conta disso, estão quebrando as calçadas.

image O gerente de loja Felipe Oliveira teme que as árvores caiam em cima de veículos estacionados no perímetro (Reprodução / Você Repórter)

"Queremos só a poda. Ela está bastante inclinada [se referindo a uma das árvores]. As duas castanholeiras correm o risco de cair na rua. Caíram somente galhos pequenos, mas queremos prevenir, antes que ela despenque. De repente, pode acontecer algo pior e cair em cima de algum carro", pondera Felipe. Ele ressalta que o trânsito nas vias são de alto tráfego de veículos - e que não estaciona o seu carro próximo ao local de trabalho, por conta do risco de queda das árvores. 

VEJA MAIS

image Dona de casa Creuza Santos alega que árvore corre risco de queda na Marambaia
Segundo a denunciante, a queda de folhas da árvore também provocam entupimento de esgoto

image Mangueira centenária está com risco de queda, dizem moradores da 14 de Abril
Segundo as denúncias, a falta de poda do vegetal está causando prejuízos devido a constante queda de galhos

image Comerciante Beatriz Silva afirma que mangueira sofre risco de queda na rua dos Mundurucus
A comunidade colocou uma placa de aviso para alertar sobre o risco de queda da árvore

Os moradores informaram que, no mesmo perímetro, uma outra árvore já teria caído, há alguns meses. Restaram apenas as duas castanholeira. A comunidade pede que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vá até o local para realizar uma avaliação técnica e diga o que pode ser feito para resolver o problema.

Por mais que as castanholeiras ofereçam benefícios como a sombra, os moradores também acreditam que uma das árvores pode cair na via. Por isso, segundo eles dizem, seria necessária a retirada do vegetal. Já a poda poderia salvar a outra árvore, com a retirada correta de galhos. Assim ela poderia continuar se mantendo estável na calçada, dizem os moradores do perímetro. 

image Uma das castanholas precisa apenas de poda, mas a outra árvore pode ser retirada do local por conta do risco de queda, dizem os moradores (Reprodução / Você Repórter)

Alguns comerciantes se preocupam com motoristas que ainda continuam estacionando seus carros e motos ao lado das árvores. "A gente quer evitar transtornos, pois nunca se sabe. Com esse período de forte chuva e forte ventania, é complicado estacionar o veículo por aqui por perto", alerta Felipe Oliveira.

Por nota enviada nesta terça-feira (05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que enviará equipe técnica ao local. "Porém, ressaltamos que os pedidos de vistoria e poda em vegetais devam ser protocolados diretamente na sede da Secretaria, localizada na travessa Quintino Bocaiúva, 2078", comunicou. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS