Traslado do Senhor dos Passos movimenta fiéis na Cidade Velha

Imagem ficou de ser conduzida da Catedral até a Basílica

Eduardo Rocha
fonte

A noite desta Quarta-Feira Santa foi marcada pelo traslado da Imagem do Senhor dos Passos, da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, até a Basílica Santuário de Nazaré. Fiéis posicionaram-se em caminhada com Jesus, orando e lembrando o amor do Cristo pela Humanidade. "Esse é um momento muito especial de reflexão sobre a postura de Jesus que aceitou os fatos como desígnio de Deus e se doou por amor por nós", destacou Marta Amaral, aposentada que participou do Traslado. A procissão foi presidida pelo padre João Paulo Dantas, vigário da Catedral de Belém. Na Sexta-Feira Santa, a imagem participará da procissão do Encontro.

Ao lado do marido e de um casal de filhos pequenos, Kelly Gonçalves também participou da programação. "A gente se mantém em vigília e na união com Jesus, o que nos fortalece a fé", declarou. 

O padre João Paulo Dantas afirmou que "na Quarta-Feira Santa nós estamos à beira do Tríduo Pascal, e o Evangelho nos fala da traição". "Jesus, na Quinta-Feira Santa, experimenta a dor de ser traído por Judas. Em Judas nós vemos um pouco de toda a Humanidade, que agraciada por Deus o trai pelo pecado". 

"Essa procissão, ela quer recordar os eventos da quinta-feira (18) à noite. Como na quinta à noite, depois da missa, do Lava-pés, a missa da instituição da Eucaristia, nós concluímos com a Vigília da Adoração, então nós não recordamos Jesus que vai em direção ao Getsêmani (jardim no sopé do Horto das Oliveiras) para rezar. Então, hoje (17) à noite, a gente antecipa isso, essa saída de Jesus do Cenáculo onde ele instituiu a Eucaristia e a sua ida até o Getsêmani, onde vai rezar, interceder por nós e se preparar para a sua Paixão", pontuou padre João Dantas. "O sentido de hoje à noite: nós vamos acompanhar Jesus como os apóstolos o acompanharam, vamos estar com ele em oração, para estarmos como discípulos ao seu lado quando ele vai dizer o seu 'Sim' ao cálice do Pai, para que seja feita a vontade do Pai", arrematou.

A procissão foi antecedida por um missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. A Catedral esteve repleta de fiéis, que conduziram a imagem do Senhor dos Passos pela rua Dr. Assis, avenida Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré até a Basílica Santuário. 

O Traslado deu uma parada em frente à Paróquia da Santíssima Trindade, onde o pároco José Gonçalves, pronunciou-se e abençoou a romaria. "Há dez anos, essa procissão foi resgatada, e é um convite da Igreja para caminharmos com Jesus e revermos a nossa própria caminhada como cristãos", observou o cônego José Gonçalo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!