CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Covid-19: Vacina de spray nasal pode ser o 'fim da pandemia'; saiba como funciona

O imunizante atuará diretamente na porta de entrada do vírus, impedindo a contaminação e principalmente, a transmissão do agente causador da doença

Gabriel Mansur

As vacinas são a maneira mais segura e eficaz de proteger o corpo humano contra doenças infecciosas, principalmente em suas formas graves, através da aplicação dos agentes causadores de doenças mais “fracos” no organismo, facilitando a produção de anticorpos que vão combater um vírus ou bactéria. 

Durante a pandemia da covid-19, o imunizante levantou diversos debates, mas é inegável que sua aplicação diminuiu drasticamente o número de casos graves no país e no mundo. Entretanto, pesquisadores ouvidos pelo Fantástico, da TV Globo, explicam que a sua eficácia tem se tornado menor e que outros caminhos devem ser estudados para que não ocorra diminuição da sua proteção.

VEJA MAIS

image Média móvel de casos de covid dobra em 2 semanas no Brasil; internações também subiram
Em São Paulo, governo estadual recomendou a volta do uso de máscaras em ambientes fechado. Já Santa Catarina decretou estado de emergência pelo prazo de 90 dias

image Lula e esposa, Janja Silva, atestam positivo para covid-19; estado de saúde é estável
O ex-presidente Luís Inácio da Silva e a atual esposa anunciaram nas redes sociais que estão doentes

“Para a proteção, para a hospitalização, doença severa, doença grave, morte, ela ainda continua. Mas também estamos começando a ver uma queda nessa proteção”, explicou Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin/EUA.

Os cientistas apresentaram duas medidas principais que ajudarão a elevar a eficácia das vacinas.

Quais são as duas medidas para aumentar a eficácia da proteção contra o coronavírus?

A primeira é criar vacinas que protejam contra todas as variantes do vírus, pois não é possível desenvolver uma vacina particular para cada mutação. “Seria uma vacina quase que universal, e essa seria o próximo passo em termos de vacina”, informou Denise.

Uma segunda medida é um novo tipo de vacina. O tipo de imunizante que funcionará como spray nasal, no lugar de ser aplicada no músculo. “Para parar a infecção, é importante vacinas que vão atuar na mucosa nasal, aqui na porta de entrada do vírus”, disse a epidemiologista. 

De que forma atua a vacina por spray nasal?

O vírus da covid-19 se prolifera, primeiramente, nas mucosas nasais, por onde entra no nosso corpo. Os anticorpos das vacinas atuais não chegam até o local, e mesmo que chegassem, não é ali que devem ficar. Por isso, um novo tipo de imunizante se faz necessário. O spray nasal agiria especificamente no local de entrada do vírus, impedindo sua proliferação. 

É essa a luta que trava o Instituto do Coração, em São Paulo, junto de outros laboratórios pelo mundo. A vacina aplicada através do spray nasal impede a multiplicação do vírus logo na porta de entrada, impedindo a contaminação e até mesmo a transmissão do vírus. Quando o agente causador da doença parar de circular, a pandemia pode acabar. 

“Você elimina o vírus na entrada. Porque as pessoas, mesmo vacinadas atualmente, podem ainda infectar o nariz e distribuir o vírus para várias outras pessoas”, explicou Jorge Kalil, diretor do laboratório de imunologia do Incor. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!