CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coreorgasmo: Entenda como funciona o orgasmo com exercícios físicos

Os especialistas explicam que isso pode acontecer com qualquer mulher e em qualquer idade

Luciana Carvalho
fonte

Que o exercício físico pode proporcionar inúmeros benefícios a saúde e uma sensação de bem-estar ao carpo e a mente, isso é inegável. Mas você sabia que a prática de atividade física pode proporcionar às mulheres um prazer tão intenso, levando ao orgasmo? Sim, isso é possível através do chamado "coreorgasmo". Entenda como acontece e como atingir o clímax do prazer com a prática de exercícios físicos: 

O que é o coreorgasmo?

Coreorgasmo é um tipo de orgasmo feminino que pode ser sentido durante a prática de exercícios físicos e pode acontecer em diferente tipos de atividades e é incontrolável. O termo “orgasmo do exercício" foi introduzido por Alfred Kinsey nos anos 50, descrevendo experiências de orgasmo durante atividades físicas não sexuais.

O coreorgasmo não tem nada a ver com estímulo sexual, mas também não tem relação com o prazer pela atividade física em si, mas com o estímulo em pontos estratégicos que alguns exercícios podem causar.

Em 2012, houve um ressurgimento do interesse sobre o tema, após relatos de várias mulheres sobre essa experiência. Debby Herbenick, da Universidade de Indiana, investigou o assunto e em cinco semanas reuniu relatos de 370 mulheres que experimentaram prazer durante o exercício. A pesquisa revelou que 33% das mulheres alcançaram o orgasmo durante atividades físicas.

VEJA MAIS

image Dia do Orgasmo: veja mitos e verdades sobre o prazer feminino
Entenda algumas crenças equivocadas sobre a sexualidade das mulheres e veja a explicação correta

image Dia do Orgasmo: Confira quatro celebridades que falam abertamente sobre sexo
Separamos quatro famosas que estão se inteirando cada vez mais com o mundo da positividade sexual com sinceridade quando o assunto é prazer feminino

image Dia Mundial do Orgasmo: prática alia saúde ao empoderamento feminino, mas ainda enfrenta tabus
A compra de vibradores, usados em momentos solo ou a dois, cresceu 50% entre março e agosto de 2020, primeiros meses de pandemia; sexo traz qualidade de vida, diz especialista

Como e por que acontece o coreorgasmo? 

O "core" vem do próprio nome core que é um conjunto de músculos que envolvem a região abdominal, lombar, pelve e quadril. Quando o core é ativado durante a atividade física, isso também faz a contração dos músculos do assialho pélvico que também ativa o clittóris. Essa ativação constante também estimula os músculos da parede anterior da vagina, que também é um ponto erógeno. Esse estímulo emite uma mensagem ao cérebro que libera neurotransmissores do prazer, como serotonina, endocanabinoides e opioides. 

Em quais exércicios podem acontecer o coreorgasmo?

O coreorgasmo pode acontecer em várias atividades como:

  • Abdominais;
  • Levantamento de peso;
  • Ioga;
  • Ciclismo;
  • Corrida;
  • Caminhada; e
  • Escalada de corda (comum no Crossfit).

O coreorgasmo pode acontecer com quais mulheres?

Os especialistas explicam que isso pode acontecer com qualquer mulher e em qualquer idade. No entanto, ressaltam ser preciso levar em conta os fatores individuais que envolvem o orgasmo e, por isso, não há uma “receita” sobre como levar o corpo a dar esse tipo de resposta.

Não há um estudo que indique o quão comum ele pode ser e isso também reflete um fator cultural: a sexualidade feminina foi tabu por muitos anos, fazendo com que mulheres não se conhecessem. Ou seja, há quem passe por um orgasmo e nem mesmo saiba o que está sentindo.

A médica e presidente da comissão de sexualidade da Febrasgo, Fabiene Bernardes, destaca que esse o coreorgasmo é um processo natural e que não deve ser tratado com constrangimento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!