CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coqueluche: o que é, como é a transmissão, sintomas e como tratar a doença

Chamada de "tosse convulsa", a coqueluche é uma doença que pode ser confundida com a gripe, por terem sintomas em comum

Gabriel Bentes
fonte

A coqueluche é uma das doenças que, se não tido o diagnóstico correto, pode ser confundida com um resfriado por terem sintomas em comum. Abaixo, veja o que é, quais os sintomas, como é a transmissão e como tratar a coqueluche.

O que é coqueluche?

A coqueluche é uma infecção altamente contagiosa que afeta as vias respiratórias. Ocasionada pela bactéria Bordetella pertussis, ela é também chamada de "tosse convulsa", devido a um dos sintomas de quem a possui ser a tosse com um som parecido a um assobio.

A doença é muito recorrente em bebês e bastante contagiosa, sendo transmitida de pessoa para pessoa com muita facilidade. Adultos também estão suscetíveis à coqueluche, sendo que idosos e crianças são particularmente vulneráveis a complicações pulmonares graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. Esses grupos são considerados de risco e exigem atenção especial para evitar a propagação e as consequências da doença.

Para prevenir o desenvolvimento da doença em crianças, é essencial assegurar a administração da vacina contra a coqueluche durante os primeiros dois anos de vida.

Quais são os sintomas de coqueluche?

Duração

A coqueluche é uma doença que dura várias semanas e é dividida em duas fases. Os sintomas que progridem até que começam a diminuir, aos poucos, e o paciente se recupera. Logo no período inicial da doença, chamado de estágio catarral, os sintomas podem ser bastante parecidos com o da gripe. Abaixo, confira os principais sintomas da coqueluche.

Principais sintomas

  • Tosse com silvo, que acontece em acessos e de forma continuada;
  • Os acessos de tosse, que podem fazer com que o paciente não consiga respirar entre uma tosse e outra;
  • Quando o paciente tenta respirar fundo, pode guinchar ou emitir sons que denotam dificuldade;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Falta de ar;
  • Cansaço extremo;
  • Vômitos pelo esforço durante os acessos de tosse e
  • Lábios e extremidades azuladas devido à falta de ar.

Como é a transmissão da coqueluche?

A transmissão da coqueluche ocorre por meio do contato direto com um paciente que está infectado pela coqueluche ou com as secreções emitidas pela pessoa que está com doente.

Como é o tratamento da coqueluche?

O paciente que estiver com coqueluche deve ficar em isolamento, para que outras pessoas não sejam infectadas e desenvolvam a doença.

Tratamento

A indicação é sempre consultar um profissional para lhe indicar os medicamentos necessários, que irão aliviar a tosse constante. Além das medicações, o uso de oxigênio é também recomendado para tratar a falta de ar.

Curiosamente, xaropes e medicamentos usados comumente na gripe não têm surtem efeito nos pacientes com coqueluche.

A pessoa que estiver com coqueluche deve se manter em repouso, beber bastante água e utilizar talheres e louças unicamente para si, evitando a contaminação de outras indivíduos. A melhor prevenção da coqueluche, como dito acima, é a vacina. As informações são do site Rede Dor.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão da editora web de oliberal.com Rayanne Bulhões)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!