Clarear dentes com água oxigenada funciona? Cirurgião-dentista condena; veja os riscos à saúde

O cirurgião-dentista Marcelo Folha fala sobre a prática que tem viralizado nas redes sociais e seus malefícios

Hannah Franco

Já se deparou com alguém dizendo que água oxigenada na boca é bom para clarear os dentes? Essa informação viralizou nas redes sociais, mas a técnica já é antiga. Porém, é importante ter cuidado, pois essa afirmação é falsa e pode trazer diversos riscos à saúde.

A última trend que repercutiu na internet tem causado preocupação entre os profissionais da área odontológica. Para clarear os dentes, jovens estão fazendo bochecho e gargarejo com água oxigenada. No entanto, dentistas alertam para os altos riscos associados à prática.

Conhecido cientificamente como peróxido de hidrogênio, a água oxigenada é um produto químico que pode ser encontrado em diferentes texturas e concentrações. De fato alguns clareadores dentais contêm peróxido de hidrogênio, juntamente com outros componentes, em suas fórmulas de maneira equilibrada. Vale ressaltar que a venda desses produtos só é permitida com prescrição e orientação de um dentista, pois a água oxigenada sozinha não possui essa capacidade de clareamento, como a fake news incentiva.

VEJA MAIS

image Conheça as diferenças entre os cremes dentais; dentista ensina como escolher
A dentista Alana de Melo, natural do Amazonas, trouxe explicações e as diferenças sobre as pastas de dente mais indicadas para cada caso e como saber qual escolher

image Sorriso perfeito? Saiba quais os procedimentos estéticos mais procurados
Lentes de contato e clareamento dental estão entre os tratamentos mais realizados por dentistas

image Lula relança programa Brasil Sorridente e garante atendimentos odontológicos permanentes no SUS
O programa busca garantir acesso a serviços odontológicos pelo SUS e atende 5,2 mil municípios

Riscos à saúde

A substância, ao entrar em contato com a boca, pode desencadear o surgimento de aftas, fissuras e queimaduras graves. A água oxigenada tem pode eliminar as bactérias benéficas que protegem a boca contra fungos, vírus e bactérias oportunistas, provocando um desequilíbrio na microbiota oral. Além disso, pode causar aumento da sensibilidade nos dentes e resultar em diversas infecções e inflamações na região bucal.

De acordo com Marcelo Folha, cirurgião-dentista e Presidente do Conselho Regional de Odontologia, a água oxigenada encontrada em drogarias tem outras finalidades. “Fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. A a água oxigenada, comprada na farmácia, não foi feita para este fim, mas sim para curar inflamações ou machucados”, afirma.

image Marcelo Folha, cirurgião-dentista e Presidente do Conselho Regional de Odontologia. (Foto: Divulgação)

“No consultório, para o clareamento dental, é usado um gel profissional que na sua composição tem água oxigenada, porém, é controlado e aplicado com barreiras gengivais e moldeiras para proteger os tecidos moles da boca, como a gengiva, a língua e os lábios”, explica o cirurgião-dentista sobre produto odontológico que tem o composto químico em sua fórmula.

Outras receitas que circularam na internet foram o uso do carvão e a mistura de bicarbonato de sódio com limão, que prometiam ajudar a clarear os dentes. No entanto, também foram desmentidas por profissionais, pois contribuem para a destruição do esmalte do dente.

Sobre o uso inapropriado e contínuo da água oxigenada como enxaguante bucal, é fundamental interromper imediatamente o uso do produto e buscar o tratamento adequado com pomadas, prescritas por um profissional, para a cicatrização de feridas e queimaduras. “A tentativa caseira de branqueamento dental pode resultar em dentes mais manchados e de aparência desagradável, além de fazer mal à saúde”, conclui Marcelo Folha.

image Confira mitos e verdades sobre a saúde bucal
Buscar informações fundamentadas junto a especialistas contribui para serem evitadas complicações

image Saúde bucal: saiba como prevenir o tártaro e manter os dentes saudáveis
Dentista explica quais as medidas para evitar o surgimento do cálculo dental

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!