CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

O país perdeu o cerificado em 2019 após surto da doença.

Bruna Dias
fonte

O Brasil deve recuperar, nos próximos meses, seu certificado de eliminação do sarampo. A afirmação pelo diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, durante seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, neste sábado (09). “O Brasil já se encontra há um ano sem nenhum caso novo diagnosticado, o que nos permite também ter uma esperança muito grande de que, nos próximos meses. a comissão de verificação possa certificar novamente o país”, disse Barbosa.

VEJA MAIS

image Vacinação contra poliomielite e sarampo fecha em baixa no Pará em 2022
Em todo o Estado, foram vacinadas apenas 85.526 crianças contra a pólio, já 132.937 contra o sarampo no passado

image Mais de 100 municípios paraenses são alvo de projeto para combater baixa cobertura vacinal
Estado está mais de 30% abaixo da meta de vacinação contra doenças graves e evitáveis, como poliomielite, sarampo e coqueluche

O Brasil perdeu o cerificado em 2019, devido a um surto da doença, o documento tinha sido adquirido em 2016 Organização Mundial da Saúde (OMS), após a eliminação do sarampo. As Américas foram o primeiro continente a receber um certificado regional de eliminação da doença, mas surtos tanto no Brasil quanto na Venezuela, que também perdeu o documento em 2019, fizeram com que a certificação regional fosse suspensa em 2018, segundo Barbosa.

Uma comissão da Opas verificou recentemente que a Venezuela interrompeu a transmissão da doença, faltando apenas o Brasil para que o continente possa novamente ser considerada região livre do sarampo.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!