Simone Tebet é cotada para o Ministério da Justiça; saiba mais

A possível indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) abre a disputa pela sucessão para o Ministério da Justiça.

O Liberal

A possível indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) abre a disputa pela sucessão para o Ministério da Justiça. Um dos nomes que está entre integrantes do governo é o da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet.

VEJA MAIS

image Pela 3° vez, ministro Flávio Dino falta à convocação na Câmara; 'ambiente perigoso', disse
Ele enviou um novo ofício ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e mencionou agressões de deputados e um ambiente “ainda mais perigoso” à sua integridade.


image Indicações de Lula para PGR e STF serão analisadas pelo Senado; saiba as próximas etapas
Flávio Dino e Paulo Gonet passarão por sabatina e votação; Pacheco já anuncia possíveis data

Advogada, ela se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Ciência do Direito pela Escola Superior da Magistratura e mestre em direito do Estado pela PUC de São Paulo. 

A nomeação de Tebet para o cargo ajudaria o presidente Lula (PT) a aplacar a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para o STF. Com a saída de Rosa Weber e a entrada de Dino em seu lugar, a Corte terá apenas uma mulher entre seus integrantes, a ministra Cármen Lúcia. 

Por outro lado, ganharia uma plataforma poderosa para uma eventual candidatura à Presidência da República, o que pode descontentar o PT. Existem outros nomes cotados para o lugar de Dino. 

image Lula decide indicar Flávio Dino para a vaga de ministro do STF, diz jornal
Nome deve ser anunciado oficialmente ainda nesta segunda-feira (27)

image Lula embarca nesta 2ª para sua 15ª viagem internacional do ano
Essa será a 1ª viagem internacional do do presidente desde que fez as cirurgias no quadril e nas pálpebras em 29 de setembro

O ministro Ricardo Lewandowski voltou a figurar na bolsa de aposta. O ministro viaja nesta semana com Lula para Dubai, Emirados Árabes, onde participam da COP, e depois para Berlim. Ex-ministro do STF, ele é muito próximo do presidente e já foi cotado para o cargo no começo do governo.

O senador Jaques Wagner seria outro nome. Ele é amigo pessoal de Lula.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, tem grande apoio no PT. É filiado há 30 anos ao partido, e sua atuação na Operação Lava Jato foi considerada fundamental para que Lula pudesse ser solto.

Outra possibilidade é a nomeação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para a Justiça. Ele estava entre os preferidos de Lula para substituir Rosa Weber no STF. Neste movimento, protagonizado também pelo PT, teria crescido demais para permanecer no mesmo cargo. 

Sua indicação para o Ministério da Justiça seria uma compensação política para o grupo que o apoiava. Na própria pasta há candidatos ao cargo. 

O secretário-geral da pasta, Ricardo Cappelli, seria uma substituição natural, e teria o apoio do próprio Dino para sucedê-lo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA