Serviços de água, luz, telefonia e autovistorias prediais estão na pauta da Alepa

Sessão desta terça-feira (27) tem 8 PLs em votação

Valéria Nascimento

Ao menos, três projetos de lei (PLs) da pauta, desta terça-feira (27), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), tratam de serviços básicos na rotina dos cidadãos. O PL de nº 23/2021, do deputado Dirceu Ten Caten, quer que as concessionárias de energia elétrica e de água, enviem notificação acompanhada de ‘Aviso de Recebimento’, comunicando a realização da vistoria técnica no medidor do usuário. A proposta conta com parecer da Comissão de Constituição e Justiça favorável ao veto, mas, ainda assim, conforme o regimento será apreciada em plenário.

O PL de nº 265/2023, do deputado Zeca Pirão, diz respeito ao quotidiano nos condomínios, pois determina que os condomínios ou proprietários dos prédios residenciais ou comerciais façam autovistorias, de modo regular, nas estruturas, incluindo fachadas e outros espaços, a fim de criarem laudo técnico de vistoria predial. A mesma determinação vale para vistorias a serem feitas pelo poder público em prédios e estruturas públicas bem como em obras de contenção de encostas.

Pela proposta do deputado Zeca Pirão, as autovistorias devem ser feitas a cada dez anos, de modo obrigatório, em prédios novos e cinco anos em prédios antigos. O PL considera responsável pelo prédio, conforme o caso: o proprietário; o possuidor; o condomínio, o administrador. A proposição deve ser apreciada nesta terça-feira.

Já o projeto de lei de nº 225/2023, do deputado Carlos Bordalo, trata do direito do consumidor de ser informado, em tempo real, pelas operadoras de telefonia móvel, sobre a redução de velocidade de conexão à internet. Esse projeto tem parecer favorável das Comissões de Justiça, Finanças e Defesa do Consumidor.

A pauta também traz proposições como o projeto de lei de nº 478/2023, da deputada Paula Titan, que estabelece diretrizes para o Fortalecimento da Política de Enfrentamento do Abandono Afetivo do Idoso, bem como o PL de nº 687/2023, do deputado Torrinho Torres, que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Pará a "Praia do Pedral", no município de São Félix do Xingu, sudeste do Pará.

A sessão terá também o projeto de lei de nº 773/2023, do deputado Aveilton Souza, que proíbe a doação ou venda de animais domésticos para quem praticou crime de violência ou maus tratos contra animais. Esse último PL tem parecer favorável da Comissão de Justiça da Alepa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA