Senadores da oposição criticam atuação de Alexandre de Moraes na ‘Operação Lesa Pátria’

Nota pública conjunta foi divulgada após operação de buscas da Polícia Federal (PF) contra Carlos Jordy (PL), líder da oposição na Câmara dos Deputados, realizada nesta quinta-feira (18)

O Liberal
fonte

Após o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), ter sido alvo de buscas da Polícia Federal (PF) durante a 24ª fase da Operação Lesa Pátria, nesta quinta-feira (19), líderes da oposição no Senado divulgaram uma nota pública conjunta criticando a atuação do ministro Alexandre de Moraes frente à operação. Os senadores questionam a constitucionalidade da relatoria que julga os atos de 8 de Janeiro de 2023, e argumentam suspeição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso.

Um dos trechos da nota diz: “A postura republicana esperada seria o próprio ministro tomar a iniciativa de se declarar suspeito para julgar os atos de 8 de janeiro, com a grandeza de quem, de fato, busca a pacificação do país e está disposto a virar essa lamentável página da história brasileira, cumprindo a lei e agindo na defesa da Constituição”. Os senadores citam que as declarações públicas de Moraes “levantam sérias dúvidas sobre sua capacidade de manter a imparcialidade necessária em tais processos”, referindo-se aos atos de violência e depredação em Brasília, ocorridos no início de 2023.

Assinam a nota oito líderes parlamentares: Rogério Marinho (PL), da Oposição; Ciro Nogueira (PP), da Minoria no Senado; Flávio Bolsonaro (PL); da Minoria no Congresso e Carlos Portinho (PL), Tereza Cristina (PP), Mecias de Jesus (Republicanos), Izalci Lucas (PSDB) e Eduardo Girão (Novo), líderes de PL, PP, Republicanos, PSDB e Novo, respectivamente.

O texto diz, ainda, que a nomeação do ministro do STF para conduzir a relatoria “desviou-se do procedimento padrão de livre distribuição, denotando um vício de origem em sua designação”, e acrescenta que o assessoramento jurídico fornecido por Moraes ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, após os eventos de 08/01/2023, “levanta questões críticas sobre a adequada separação entre os Poderes”.

‘Operação Lesa Pátria’

A ação da PF foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) e teve como um dos alvos o gabinete de Jordy, na Câmara dos Deputados, em Brasília, além de endereços no Rio de Janeiro, em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF. A Operação Lesa Pátria busca identificar pessoas envolvidas no planejamento, financiamento e inicitação dos atos antidemocráticos que culminaram na depredação do Congresso Nacional, do Planalto e do STF, em Brasília, no dia 08/01/2023.

Jordy se tornou alvo de investigação após terem sido encontradas trocas de mensagens entre o deputado e um grupo de golpistas no Rio, com orientações sobre atos antidemocráticos. Segundo investigadores, o teor das mensagens se referia aos bloqueios de rodovias, durante o segundo turno das Eleições Presidenciais de 2022, e sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA