Senado aprova em 1º turno texto-base da reforma tributária que unifica 5 tributos e cria o IVA

Texto-base foi aprovado em primeiro turno com 53 votos a favor e 24 contrários

O Liberal
fonte

Na noite desta quarta-feira (8), o plenário do Senado votou a proposta que busca a unificação de cinco tributos e a criação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). O texto-base da reforma tributária foi aprovado em primeiro turno com 53 votos a favor e 24 contrários. Agora, os senadores se dedicarão à votação de seis emendas, que representam propostas de alteração no texto-base. Vale ressaltar que produtos da cesta básica estão isentos do pagamento de impostos.

Embora a alíquota do IVA ainda não esteja definida – o governo estima em 27,5% – já se sabe que determinados setores da economia contarão com descontos. A reforma, se aprovada, implicará em uma fase de transição de sete anos para que todas as mudanças entrem em vigor, visando não prejudicar estados e prefeituras com perda de recursos.

VEJA MAIS

image Reforma tributária: veja os principais pontos do texto-base aprovado na CCJ do Senado
PEC propõe a criação de um modelo de Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) dual que substitui cinco impostos

Devido à alteração na Constituição, a proposta precisa ser aprovada em duas votações, sendo necessário um mínimo de 49 votos em cada uma delas. No primeiro turno, a proposta já obteve 53 votos favoráveis e 24 contrários.

A discussão em torno da necessidade de uma reforma para simplificar e equilibrar o sistema de impostos perdura há quase quatro décadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA