Republicanos, PSDB e PSD são condenados pelo TSE por fraudes a cotas de gênero

Em decisões unânimes, ministros seguiram o voto do relator Benedito Gonçalves

O Liberal
fonte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou casos de fraude cometidos por partidos políticos, incluindo Republicanos, PSDB e PSD, relacionados às cotas de gênero previstas na Lei das Eleições. Esta lei estabelece que as eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais devem seguir um percentual mínimo de 30% e um máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. O TSE apontou que esses três partidos lançaram candidatas fictícias para o cargo de vereadoras em diferentes municípios, como Macau (RN), Governador Nunes Freire (MA) e Afuá (PA).

Em decisões unânimes durante julgamentos de recursos ocorridos nesta quinta-feira (31), os ministros seguiram o voto do relator, o ministro Benedito Gonçalves.

VEJA MAIS

image Defesa de Bolsonaro recorre à justiça para reverter a inelegibilidade
A equipe jurídica do ex-presidente protocolou junto ao TSE os chamados "embargos de declaração". Ainda não foi estipulado um prazo para a apreciação desse recurso

image TSE ouve testemunhas em ação contra Bolsonaro e Braga Netto
Tribunal analisa se houve abuso de poder político

image No Rio de Janeiro, Silas Malafaia diz que Brasil vive uma 'ditadura de toga'
Críticas do pastor feitas na Marcha para Jesus, no Rio de Janeiro, na tarde de sábado, foram dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF e TSE

Os recursos apresentados incluíam o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido dos Trabalhadores (PT), que alegaram a utilização de candidatas fictícias – Rayanny Roberta Gomes Dantas de Souza, Maria Cecilia Barbosa de Sousa e Maria Jesus de Andrade – pelo partido Republicanos em Macau, como forma de cumprir apenas o percentual mínimo exigido para candidaturas femininas.

Outro recurso envolveu o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que lançou uma candidata fictícia em Governador Nunes Freire. O recurso foi apresentado por Maurílio de Almeida Bueno, candidato a vereador pelo Partido Liberal, contra os candidatos eleitos do PSDB.

TSE afirma que candidata fez campanha para o marido

Um terceiro processo foi instaurado pelo PTB contra o Partido Social Democrático (PSD), alegando que este partido burlou a cota de gênero em Afuá. O relator destacou que a candidata fictícia, Simone Pereira, lançada pelo PSD, promoveu uma campanha ostensiva em apoio ao marido, que também concorria a vereador, ignorando sua própria candidatura.

O ministro relator fundamentou sua decisão na ausência de votos e atividades de campanha para as candidatas fictícias, bem como em prestações de contas padronizadas, com poucos recursos ou até mesmo zeradas, indicando falta de movimentação financeira.

Com base nas evidências, o tribunal determinou a cassação dos diplomas dos candidatos associados ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap), anulando os votos obtidos pelos partidos para a posição de vereador nas respectivas localidades. Além disso, foi ordenada a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, e estabelecida a inelegibilidade das candidatas fictícias por um período de 8 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA