CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PF pede quebra de sigilos bancário e fiscal de André Janones para investigar suposta 'rachadinha'

Pedido, assinado pelo delegado Roberto Santos Costa, foi encaminhado ao ministro Luiz Fux

O Liberal
fonte

A Polícia Federal (PF) solicitou nesta terça-feira (30) a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG) como parte das investigações sobre um suposto esquema de "rachadinha" em seu gabinete. O pedido, assinado pelo delegado Roberto Santos Costa, foi encaminhado ao ministro Luiz Fux, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

As suspeitas de desvio de recursos públicos no gabinete de Janones surgiram após denúncias de um ex-funcionário, que acusou o deputado de exigir parte dos salários dos servidores para custear despesas pessoais. Áudios vazados também contribuíram para a revelação das suspeitas.

VEJA MAIS

image MPF-DF abre inquérito contra André Janones para investigar 'rachadinha'
Procurador Daniel assina abertura após receber a representação do ex-deputado Deltan Dallagnol

image Ex-assessor de Janones denuncia cobrança de ingresso em eventos pagos com dinheiro público de emenda
Segundo Fabrício Oliveira, um grupo privado ligado ao deputado teria lucrado com a venda de ingressos e bebidas em eventos organizados pela Prefeitura

O termo "rachadinha" refere-se à prática de repassar parte da remuneração de assessores ou servidores públicos para o parlamentar ou partido que os emprega.

O pedido da PF abrange os dados de Janones e de seis assessores, solicitando a movimentação bancária do período compreendido entre janeiro de 2019 e janeiro de 2024. A medida inclui informações sobre todos os bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras.

image Janones nega esquema de rachadinha: 'áudio retirado de contexto'
Em gravação, deputado cobra parte dos salários de servidores de seu gabinete; Parlamentar argumenta que a gravação é clandestina e foi retirada de contexto

Quanto ao sigilo fiscal, a solicitação abrange dados das declarações do Imposto de Renda de 2015 a 2023. A análise pretende verificar se a variação de patrimônio é inconsistente com os rendimentos legítimos, indicando possíveis recebimentos não declarados ou a existência de patrimônio não declarado.

Na representação, a PF destacou que as providências tomadas até o momento sugerem a existência de um esquema de desvio de recursos públicos no gabinete de Janones. O delegado afirmou que a quebra de sigilos bancário e fiscal é essencial para uma investigação aprofundada das transações financeiras e dos bens relacionados às supostas práticas ilícitas.

Janones nega qualquer irregularidade em seu gabinete.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA