Novos ministros são nomeados por Lula e tomam posse em cerimônia fechada no Planalto

André Fufuca (Esporte), Sílvio Costa Filho ( Portos e Aeroportos) e Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte) assumiram os cargos

O Liberal
fonte

Os três novos ministros André Fufuca (Esporte), Sílvio Costa Filho ( Portos e Aeroportos) e Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte) assumiram oficialmente os cargos em cerimônia fechada realizada nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto. As nomeações foram publicadas também nesta quarta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União. Na mesma edição, foi publicada a exoneração da ministra do Esporte, Ana Moser.

Com as mudanças, o primeiro escalão do governo passa de 37 para 38 ministérios – a partir da criação da pasta que será comandada por Márcio França. Dessa forma, partes das bancadas de PP e Republicanos - dois partidos integram o Centrão - passa para a base de Lula no Congresso Nacional.

VEJA MAIS

image Governo libera R$ 600 milhões do FGTS e R$ 1 bilhão do BNDES para vítimas das chuvas no RS
Anúncio em vídeo se deu após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin

image R70: 'Isso quem decide é a Justiça. Não é o governo nem o parlamento', afirma Lula
Presidente falou sobre uma possível prisão do líder russo Vladimir Putin em caso de visita ao Brasil durante a cúpula do G20

Prioridades

Silvio Costa Filho afirmou que entre as prioridades do Ministério dos Portos e Aeroportos estão a redução dos preços das passagens aéreas e o fomento das hidrovias no país. “A cada 25 embarcações, significa quase 1,2 mil caminhões [a menos nas rodovias], com a redução de custo de quase 40%. Então, tudo isso ajuda a reduzir o Custo Brasil e, mais do que isso, estimular o setor produtivo”.

image Lula já defendeu tribunal mais forte, mas agora disse desconhecer corte internacional
Presidente deixou em aberto a possibilidade de o Brasil deixar de ser signatário do acordo

image Lula afirma que justiça decidirá sobre eventual prisão de Putin no Brasil
Nesta segunda-feira (11) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que caberá à Justiça brasileira decidir sobre uma eventual prisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil em 2024 para participar da cúpula de líderes do G20, que será sediada no Rio

Para André Fufuca assumir o Ministério do Esporte representa um grande desafio. Ele conta que recebeu do presidente a missão de fazer uma “revolução” no esporte brasileiro. “E quando eu falo revolução, eu falo no começo, que é a democratização do esporte. Não podemos falar numa revolução esportiva a partir do momento que temos a disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina, não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Nós temos muito que avançar, muito a crescer”, explicou.

Márcio França explicou que o a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte é um sonho antigo do presidente Lula.

“O presidente relembrou que essas empresas, hoje, tem mais de 50% do PIB, que elas têm muita dificuldade para financiamento, que as pessoas não têm aonde recorrer. Geralmente, quando vão para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] são empresas grandes, que tem estrutura. As pequenas, as médias, elas realmente não têm muito a quem se apegar”, disse França.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA