CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas avançam

Estados Unidos falam em "entendimento inicial" sobre reféns e cessar-fogo em Gaza.

O Liberal
fonte

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou que um "entendimento" preliminar foi alcançado na negociação para libertar reféns detidos pelo Hamas em troca de um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza.

Segundo Sullivan, uma delegação israelense, liderada pelo diretor do Mossad, David Barnea, se encontrou com o diretor da CIA, Bill Burns, e negociadores do Egito e do Catar em Paris na última sexta-feira. O Egito e o Catar atuam como intermediários nas negociações entre o Hamas e Israel.

VEJA MAIS

image Lula volta a criticar ataques de Israel em Gaza: "Se isso não é genocídio, não sei o que é"
"São milhares de crianças mortas, milhares desaparecidas. E não está morrendo soldado, está morrendo mulheres e crianças dentro de hospital", disse o presidente.

image Forças de Israel matam 3 palestinos a tiros durante protesto em Gaza
Mais de 220 palestinos foram mortos desde que os protestos tiveram início, em 30 de março

Embora o Hamas ainda não tenha assinado o acordo, Sullivan disse que os negociadores chegaram a um consenso sobre os "contornos básicos" de um possível acordo de libertação de reféns para um cessar-fogo temporário. No entanto, ele ressaltou que os detalhes ainda estão sendo definidos e qualquer acordo final ainda está a alguns dias de distância.

Em referência às discussões, Sullivan disse que "serão necessárias discussões indiretas entre o Catar e o Egito com o Hamas, porque, em última análise, eles terão de concordar em libertar os reféns."

Sullivan também comentou sobre o plano recentemente divulgado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para a Faixa de Gaza após a guerra, expressando "algumas preocupações". Ele ressaltou que espera ser informado por seus colegas israelenses sobre o assunto.

image Israel x Hamas: 76% dos brasileiros consideram Hamas um grupo terrorista, aponta pesquisa
Para 10% dos entrevistados, Hamas é um grupo de resistência

image Faixa de Gaza: Israel ordena retirada total de palestinos de Rafah
Na fronteira entre Gaza e o Egito, Rafah é considerada o último refúgio de cerca de 1,5 milhão de pessoas

Por outro lado, Netanyahu colocou o acordo em dúvida, afirmando neste domingo que ainda não está claro se o acordo será adotado nas negociações em andamento. Ele declarou que o Hamas precisa "chegar a uma situação razoável", mas se recusou a discutir detalhes.

Netanyahu também mencionou um plano militar duplo, que inclui a evacuação de civis palestinos em Gaza e uma operação para destruir os batalhões restantes do Hamas, afirmando que o plano seria implementado independentemente do acordo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA