Médicos de UPA’s de Belém estão com salários atrasados há 90 dias; categoria deve paralisar

Secretaria Municipal de Saúde informou que o pagamento será feito até sexta-feira (20) 

O Liberal
fonte

Médicos que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Belém revelam atraso de cerca de 90 dias no pagamento de salários e devem paralisar as atividades no próximo dia 21 deste mês. As informações vieram por meio de comunicado do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). A categoria afirma que o último pagamento realizado foi no dia 13 de setembro, ainda referente ao mês de junho. Os valores deveriam ser repassados em até 45 dias após o mês de plantão desempenhado. 

Em nota enviada ao Grupo Liberal, o Sindmepa afirma que as atividades desempenhadas pelos profissionais da UPA do Jurunas devem ser paralisadas. Eles aguardam o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Por sua vez, a Sesma também enviou nota ao Grupo Liberal em que afirma que os pagamentos serão feitos até a próxima sexta-feira (20).

"A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que os repasses para a empresa InSaúde estão programados para serem realizados até esta sexta-feira (20). Sobre atrasos e regularização de salários, a empresa deverá dar um retorno aos profissionais vinculados e contratados por ela para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Marambaia, Jurunas e Terra Firme”, diz a nota da Sesma.

“O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) dá total apoio aos médicos da UPA do Jurunas e lamenta que mais uma vez os profissionais precisem recorrer à paralisação para ter garantido o direito de receber pelo serviço prestado. O atraso de mais de 90 dias só demonstra a desvalorização da categoria por parte da gestão. Mesmo sem receber os valores devidos, os profissionais seguem cumprindo as escalas até o início da paralisação, prevista para o dia 21”, diz a declaração.

VEJA MAIS 

image Baixista do Ultraje a Rigor tem melhora neurológica ‘lenta e gradual’, diz boletim médico
O músico Mingau conseguiu interagir com os olhos ao estímulo da família

image Trio Lobita realiza show em referência ao Dia do Médico, em Belém
“Cantaremos artistas brasileiros consagrados", anuncia Tiago Amaral, músico do Trio Lobita

image Alepa aprova projeto de lei que obriga a ter médico regulador em hospitais públicos gerido por OS's
Na sessão desta terça-feira, 17, a Casa de Leis aprovou projetos e vetos totais e parciais de autoria de ex-deputados

Cerca de 140 médicos das unidades da Marambaia, Terra Firme e Jurunas relatam atraso de salários e outros problemas relacionados ao ambiente de trabalho. Os profissionais dizem que convivem com problemas na prestação de serviço, como a falta de acesso a exames como a gasometria arterial, e estruturais, como a falta de centrais de ar.

As UPAs da Marambaia e Jurunas são geridas pela InSaúde, sediada em São Paulo. Já a da Terra Firme é gerida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH), com sede no Maranhão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA