Mais de 100 deputados federais assinam pedido para impeachment de Lula

Base aliada do presidente adere ao requerimento encabeçado por Zambelli; oposição precisa de 171 assinaturas

O Liberal
fonte

Já passam de 100 os deputados que assinaram o requerimento para protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo são as declarações do presidente comparando a ação de Israel em Gaza ao Holocausto nazista. O documento afirma que declarações se enquadram em “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Pelo menos 32 deputados de partidos aliados ao presidente Lula já assinaram o documento encabeçado por Carla Zambelli (PL), que pretende protocolar nesta terça-feira (20) o pedido na Câmara. Eles são filiados ao PP, MDB, União Brasil, Republicanos e PSD, que têm representação no atual governo.

VEJA MAIS

image Chanceler Mauro Vieira debaterá crise com Israel no Senado em março após declarações de Lula
Convite vem após reações intensas de Israel às declarações de Lula comparando ações em Gaza ao Holocausto

image Impeachment Lula: pedido de saída do presidente provoca confronto entre Gleisi e Zambelli
Presidente comparou a ação israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus durante o regime nazista

O Partido Progressista, do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do ministro dos Esportes, André Fufuca, possui 12 signatários. O partido União Brasil, com ministros do Turismo e das Comunicações, conta com 11 assinaturas.

O Republicanos, que tem ministério nos Portos e Aeroportos, soma quatro assinaturas. O MDB, com pastas nos Transportes, Planejamento e Cidades, tem três deputados na lista.

Já o PSD, com ministros na Agricultura, Pesca e Minas e Energia, tem dois signatários. Até o momento, o pedido de impeachment de Lula alcançou 113 assinaturas, impulsionado pelas declarações do presidente sobre o conflito entre Israel e o Hamas, que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

A maioria dos deputados que subscrevem o pedido é do PL, principal partido de oposição e dono da maior bancada individual da Casa, com 96 deputados.

Veja o que é preciso para instaurar o processo

A decisão de aceitar ou não o pedido depende exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados. No caso, Arthur Lira (PP-AL). 

Depois de conseguidas as 171 assinaturas ou mais, e eventual aval do presidente da Câmara, é necessário o apoio de ao menos 342 deputados para a instauração do processo. 

O impeachment em si é analisado pelo Senado. É preciso ter o apoio de ao menos 54 senadores para que aconteça.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA