Lula sobre indicação de mulher para o STF: ‘O critério não será mais esse’

Em entrevista a jornalistas, presidente descartou raça ou gênero como critérios para escolha do nome que ficará no lugar de Rosa Weber

O Liberal
fonte

Em entrevista a jornalistas no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (25), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que raça ou gênero não serão usados como critério para escolha do novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). O petista irá indicar o próximo membro da Corte para o lugar de Rosa Weber, que precisa se aposentar até 2 de outubro, quando completará 75 anos.

VEJA MAIS

image Ministra do governo Lula usa avião da FAB para acompanhar final da copa do Brasil
Flamenguista, Anielle Franco assistiu ao jogo entre São Paulo e Flamengo ao lado dos também ministros André Fufuca e Silvio Almeida

image Ministra do governo Lula usa avião da FAB para acompanhar final da copa do Brasil
Flamenguista, Anielle Franco assistiu ao jogo entre São Paulo e Flamengo ao lado dos também ministros André Fufuca e Silvio Almeida

“O critério não será mais esse. Eu estou muito tranquilo, eu vou escolher uma pessoa que possa atender os interesses e as expectativas do Brasil”, declarou o presidente, ao ser questionado se poderia escolher uma mulher para o lugar de Rosa Weber. “Uma pessoa que possa servir o Brasil, uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira, uma pessoa que tenha respeito, mas, não medo da imprensa, uma pessoa que vota adequadamente sem precisar ficar votando pela imprensa”, acrescentou.

Atualmente, há apenas duas mulheres entre os 11 ministros do Supremo. Se um homem for escolhido após a aposentadoria de Weber, Cármen Lúcia será a única representante feminina na mais alta Corte judiciária do país. 

image Augusto Aras destaca avanço das investigações sem 'espetáculos midiáticos' em discurso de despedida
Mandato se encerrará na terça-feira (26), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá indicar um novo procurador-geral da República

image No Congresso, PP lança lista de itens “inegociáveis”; saiba mais
O documento, na prática, pode dificultar a aprovação de propostas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso.

Sem citar nomes, Lula afirmou que tem “várias pessoas na mira” para indicar.

“Não precisa perguntar essa questão de gênero ou de cor. Eu já passei por tudo isso, no momento certo vocês vão saber quem que eu vou indicar. E eu pretendo indicar a pessoa mais correta que eu conhecer e a pessoa que eu tenha mais fé que vai ser, sabe, uma grande pessoa na Suprema Corte, que é isso que o país está precisando”.

Nos bastidores, o nome mais forte é o do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, mas o advogado-geral da União, Jorge Messias, também é bastante citado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA