CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula se reúne com presidente eleito do Paraguai nesta sexta; usina de Itaipu é tema principal

Países trabalham na revisão do acordo, que define as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento.

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada. Inicialmente previsto para quinta-feira (27), o encontro precisou ser adiado após Lula realizar um procedimento para diminuir dores no quadril.

VEJA MAIS:

image Santiago Peña é eleito presidente do Paraguai e partido Colorado segue no poder
Ele venceu as eleições com 42,74 % dos votos, contra 27,48% de seu principal adversário na disputa, Efraín Alegre; Lula parabenizou Peña pela vitória

image Lula faz novo procedimento nesta quarta (26) para aliviar dores no quadril
Lula sofre de artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem relatado aumento da frequência das dores

A revisão do tratado da usina de Itaipu Binacional é o principal tema do encontro. Depois de 50 anos, os países trabalham na revisão do acordo, que define as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento.

Os paraguaios querem a liberação para a venda do excedente de energia que eles não consomem para outros países, sendo que o acordo em vigência prevê que apenas o Brasil pode comprar, além de aumentar o valor da tarifa.

O orçamento anual da empresa binacional é de cerca de US$ 3,5 bilhões, dos quais quase 70% destinavam-se ao pagamento da dívida do Paraguai com a construção da hidrelétrica no Rio Paraná. A revisão do tratado foi possível após a quitação do débito.

Acordo

Pelo acordo, cada país tem direito a 50% da energia, mas o Paraguai não consome toda a produção e vende o excedente para o Brasil. Agora, o país vizinho quer mudar a regra e abrir a possibilidade de venda a outros país. O aumento da cobrança também é um pleito de Peña. O presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, diz que o Paraguai levaria de oito a 10 anos para consumir toda a energia que tem direito.

Em 2022, com 69,8 milhões de megawatts de energia gerada, a usina abasteceu 8,6% do mercado de energia elétrica brasileiro e foi responsável por 86,3% do consumo paraguaio. O Itaipu é a líder mundial na geração de energia limpa e renovável, com 20 unidades geradoras e 14 gigawatts de potência instalada. 

Reunião

O encontro entre Lula e Peña também inclui o debate sobre a colaboração em projetos de infraestrutura comum, combate ao tráfico internacional e o Mercosul. O petista já confirmou que vai à posse do novo presidente do Paraguai, que acontecerá no dia 15 de agosto em Assunção.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA