Lula relança Programa Luz para Todos em Parintins e quer tirar Roraima do isolamento

Também foi inaugurada a interligação de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN), pelo Linhão de Tucuruí

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou o Programa Luz para Todos em cerimônia realizada na cidade de Parintins, Amazonas. O programa tem o objetivo de garantir o fornecimento de energia elétrica a moradores de áreas rurais, especialmente nas regiões remotas da Amazônia Legal e do Norte do país. Durante o evento, Lula enfatizou o compromisso do governo em cuidar da Amazônia, com especial atenção ao povo que vive na região.

O presidente destacou a importância de preservar a Amazônia e cuidar de suas riquezas naturais, incluindo igarapés, animais, passarinhos, flores e água. Ele também ressaltou o combate ao garimpo ilegal em terras públicas e à exploração madeireira ilegal. “Nós vamos fazer energia para 150 mil pessoas que ainda não têm energia. No outro governo, nós fizemos energia para 16 milhões de pessoas. Só é contra o Luz para Todos quem não sabe o que é trabalhar com candeeiro, quem não sentiu a fumaça do querosene no nosso nariz. Quem gosta disso pode ser alguém que venda óleo diesel, mas o povo quer luz”, disse.

VEJA MAIS

image Lula: 'Há boatos de que em Belém também tem um cidadão que diz que ia me matar'
Presidente deu declaração durante o lançamento do programa Luz para Todos e Linhão de Tucuruí em Parintins

image Lula assina decreto que autoriza Brasil a comprar energia elétrica da Venezuela
A compra da energia venezuelana foi interrompida no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

[[(standard.Article) Vigilante suspeito ameaçar presidente Lula é liberado após depoimento à PF, em Belém]]

A meta é beneficiar até 500 mil famílias até 2026, priorizando o combate à pobreza energética e valorizando a cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Lula enfatizou que o acesso à energia elétrica é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover o desenvolvimento.

Iniciativa pretende ligar Roraima ao sistema nacional

Além do Programa Luz para Todos, também foi inaugurada a interligação de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecida como Linhão de Tucuruí. O projeto, que demandou investimentos de R$ 1,76 bilhão, envolveu a construção de torres com mais de 250 metros de altura e travessias de trechos alagados, como o Rio Amazonas. 

Durante a cerimônia, o prefeito de Parintins entregou ao presidente Lula o título de cidadão parintinense, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação à causa da energia elétrica e do desenvolvimento da região. Além disso, Lula também assinou a ordem de serviço para as obras do Linhão Manaus-Boa Vista, que interligará Roraima ao SIN. O investimento de R$ 2,6 bilhões nas obras tem previsão de conclusão em setembro de 2025, possibilitando a integração de Roraima ao sistema nacional de energia elétrica e encerrando o isolamento do estado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA