Lula critica 'acusações levianas' e destaca importância do Ministério Público durante posse de Gonet

Presidente afirma que que o MP não deve se submeter a manchetes de jornais

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de posse de Paulo Gonet como procurador-geral da República na manhã desta segunda-feira (18). Em seu discurso, Lula abordou o tema das "acusações levianas" e destacou a necessidade de preservar a importância do Ministério Público (MP), alertando que a instituição não deve considerar todo político como corrupto.

Lula pediu ao novo procurador-geral que priorize a busca pela verdade acima de outros interesses, trabalhando de acordo com as expectativas da população em relação ao MP. Ele ressaltou que acusações infundadas enfraquecem a democracia nem as instituições, enfatizando a destruição de reputações antes mesmo da oportunidade de defesa.

VEJA MAIS

image Gonet toma posse na PGR e destaca papel corresponsável do Ministério Público pela democracia
Novo procurador-geral enfatiza papel do Ministério Público na preservação e promoção dos direitos fundamentais individuais e coletivos

"A única coisa que eu peço a você, em nome do que você representará daqui pra frente na história do país, é que você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de quaisquer outros interesses. Trabalhe com aquilo que o povo espera do MP. As acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições", afirmou Lula.

PGR deve ser independente, afirma Lula

Ao dirigir-se ao novo procurador, Lula destacou que nenhum procurador tem o direito de brincar com a Procuradoria-Geral da República, salientando a grande relevância do Ministério Público para a sociedade brasileira e o processo democrático do país. Ele ressaltou que o MP não deve se submeter a manchetes de jornais ou canais de televisão, sendo uma instituição independente de influências externas.

"Eu prezo muito por isso. Houve um momento em que aqui neste país as denúncias das manchetes de jornais falaram mais alto do que os autos dos processos. Muitas vezes. E, quando isso acontece, se negando a política, o que vem depois é sempre pior do que a política. Não existe a possibilidade de o MP achar que todo político é corrupto", afirmou

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA