Lívia Duarte propõe projetos de lei para combater o feminicídio

Deputada estadual quer promover a visibilidade das mulheres afrodescendentes no Pará

O Liberal
fonte

A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) abordou em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta terça-feira (27), o aumento nos casos de feminicídio na região. Nas últimas duas semanas, cinco casos foram registrados na Região Metropolitana de Belém, segundo destacou a parlamentar. Lívia criticou a falta de resposta adequada por parte das autoridades, destacando a necessidade de medidas efetivas. "É sobre mulheres que se apagam, é sobre você ligar para a PM dez vezes e não ter uma viatura, uma ambulância que pare na frente da casa dessa mulher antes que ela dê o último suspiro", afirmou a deputada em sua fala.

VEJA MAIS

image Câmara de Ananindeua promove audiência pública sobre feminicídio
O debate foi proposto pela vereadora Francy Pereira devido aos últimos casos de violência que aconteceram no município

image Mulheres realizam ato contra feminicídio na manhã desta segunda-feira em Ananindeua
O ato teve como estopim os crimes mais recentes registrados na cidade. Nas últimas duas semanas, foram registrados cinco casos de feminicídios na Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo três deles em Ananindeua

image Tentativa de feminicídio: homem é preso após agredir e tentar matar a ex afogada
Mulher foi espancada e jogada numa lagoa pelo ex-companheiro

Durante seu discurso, a deputada apresentou dois projetos de lei. O primeiro institui o Dia de Enfrentamento ao Lesbocídio no calendário oficial do estado, a ser celebrado em 13 de abril. A proposta ficaria conhecida como "Lei Luana Barbosa", em homenagem a Luana Barbosa dos Reis Santos, como destacou Lívia, uma mulher negra, lésbica e periférica que foi vítima de violência policial em 2016, em Ribeirão Preto (SP). A segunda iniciativa é o projeto de decreto que estabelece a Semana Estadual da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha.

O projeto que institui o Dia de Enfrentamento ao Lesbocídio não tornará a data um feriado civil, de acordo com o PL de Lívia. O objetivo é que essa data seja uma referência para promover campanhas, atividades e ações de combate e erradicação do lesbocídio, contribuindo para uma cultura de não violência contra as mulheres lésbicas.

As duas proposições ainda serão votadas no Legislativo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA