CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Julgamento Bolsonaro: ministro Raul Araújo é o primeiro a votar e diverge do relator

Ministro vota contra incluir minuta de golpe em processo; entenda

O Liberal
fonte

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro entra hoje (29) no terceiro dia com o voto dos demais ministros. Em andamento está a votação do ministro Raul Araújo.

Raul Araújo diverge do relator e acolhe o questionamento da defesa de Bolsonaro sobre o uso da "minuta do golpe". Araújo considera que - mesmo o TSE já tendo decidido sobre a inclusão da questão, por unanimidade, em fevereiro - é possível rediscutir o assunto agora: "Tema persiste aberto à discussão". A fala recua da própria fala do ministro sobre a questão.

Após votar contra o uso da "minuta do golpe" no processo, Raul Araújo analisa o mérito da ação e defende que o Judiciário deve ter papel mínimo de interferência no processo eleitoral. "A interferência da Justiça Eleitoral [...] deve se dar apenas quando estritamente necessário para garantir a soberania do sufrágio popular".

VEJA MAIS

image Julgamento Bolsonaro: veja quem são os ministros que vão julgar ação que pode tornar Jair inelegível
Ação no TSE questiona a conduta do ex-presidente por ter feito declarações que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral, em uma reunião com embaixadores

image Julgamento Jair Bolsonaro: veja como votou cada ministro sobre a inelegibilidade do ex-presidente
Ao final do julgamento, o placar foi de 5 x 2 pela codenação de Bolsonaro. Saiba quem votou contra e quem votou a favor do ex-presidente

Na última terça (27), o relator da ação no TSE, ministro Benedito Gonçalves, votou para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos. Para ele, ficou configurado abuso de poder político de Bolsonaro no uso do cargo. O ministro votou para absolver Braga Netto; veja o que propôs o relator.

Pressão

Araújo contrariou as expectativas dos aliados de Bolsonaro ao não fazer pedido de vista do julgamento para adiar o processo que pode tornar o ex-presidente da República inelegível. A pressão da ala tem sido feita para que a ação tenha de 30 a 60 dias para voltar à pauta.

Raul já havia, no ano passado, proferido decisões mais consonantes com o posicionamentos do ex-presidente, o que deu esperança aos bolsonaristas por um pedidos de vista.

Kássio Nunes, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020 por Bolsonaro, também traz expectativas aos aliados de Jair com um pedido de adiamento do julgamento. Ele foi o primeiro nome a sofrer pressão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA